6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Canapi, Coruripe e Limoeiro de Anadia representam Alagoas na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Alunos da rede municipal serão os únicos a representar o Estado na modalidade robótica artística; evento acontece de 11 a 16 de Novembro em Goiás

Os estudantes da rede municipal de ensino dos municípios de Canapi, Coruripe e Limoeiro de Anadia participaram da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica e foram selecionados para competir na etapa nacional, sendo os únicos, na modalidade artística, que irão representar o Estado na competição que acontece em Goiás, de 11 a 16 de novembro.

A equipe Quilombo de Limoeiro de Anadia, da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, ficou em 1º lugar na Modalidade Artística Nível 1. As alunas Yalla Muryelly e Talita dos Santos apresentaram a dança do Quilombo de Limoeiro de forma integrada com os robôs. A dança é um movimento que chegou na cidade no século XIX através de um negro escravo foragido do Quilombo dos Palmares, conhecido como João Gruta e que, ao se instalar na cidade, passou a ensinar a dança aos habitantes.

O projeto foi coordenado por Nikolas Neto que defendeu a importância de inserir a tecnologia no aprendizado e de participar de eventos como a OBR. “É muito importante esse contato com a tecnologia e a robótica permite que o aluno abra sua mente, se identifique com projetos científicos, mecatrônica; estimula o conhecimento e a vontade de aprender”, ressaltou Nikolas. Para as alunas, a expectativa de participar da etapa nacional é grande.

“Foi maravilho participar da OBR aqui no estado, foi uma experiência única, estamos apostando em levar o nosso projeto para Goiânia, ficamos muito felizes com a nossa apresentação”, destacou Yalla.

O município de Coruripe também subiu no pódio na OBR – etapa estadual e também garantiu a vaga na nacional. A equipe Ressignificando os Saberes, da Escola Cláudio Daniel Gama Amorim alcançou o 1º lugar na Modalidade Artística – Nível 2. Os alunos Lara Vitória e Rafael Cardoso estrearam na competição abordando a cultura nordestina através da dança do frevo com coreografias integradas com os robôs. Os alunos Joaquim Pinheiro e Hendson Silva também integraram a equipe ganhadora.

Em Coruripe, os estudantes realizaram o projeto sob a orientação da professora Tatiane Mendonça que enfatizou a alegria e a emoção de ganhar a medalha de ouro após muito empenho e dedicação dos alunos. “Fico sem palavras para definir a alegria de participar da OBR estadual. A robótica traz para os alunos diversos benefícios, promove a inclusão e gera muito aprendizado.

Foi com muita alegria que a professora Layla Ribeiro e os alunos Dayvisson Luigi e Arielle Damasceno receberam a notícia de que estavam classificados para competir na próxima edição nacional da OBR. Eles representam a Escola Municipal José Fonseca Lins, de Canapi, e garantiram o 2º lugar na modalidade artística com o projeto O Mundo Mágico de Emília. Os alunos fizeram uma apresentação em alusão a uma das principais personagens das obras infantis de Monteiro Lobato, a boneca de pano Emília, personagem que, neste ano, completou 104 anos, deixando um legado centenário que marcou gerações tornando-se referência na literatura brasileira. Foi a aluna Arielle Damasceno quem deu vida à Emília, dançando de forma integrada com os robôs caracterizados, projeto feito em parceria com seu colega Deyvisson Luigi, sob coordenação da professora Layla Ribeiro.

“Para nós é um motivo de uma grande honra, grande orgulho participar dessa etapa nacional; lutamos, sonhamos e conseguimos realizar. Para nossa juventude é de extrema importância acreditar em seus sonhos, essa é uma geração que já não sonha e a robótica veio para o nosso município para mostrar que sonhar é possível e que realizar não é impossível; estamos trabalhando, buscando melhorias para apresentarmos esse belíssimo projeto em Goiás”, salientou a professora Layla.

Além da modalidade artística, estudantes de Canapi participaram da OBR – estadual competindo na modalidade Prática Resgate, onde as equipes constroem robôs para simular o resgate de vítimas em um ambiente de desastre.

OBR 2024

Na etapa estadual em Alagoas participaram 228 estudantes, sendo 103 do nível 01 (Alunos do 1º ao 8º ano – de 6 a 14 anos) e 125 do nível 02 (Alunos do 8º, 9º, ensino médio ou técnico – de 13 a 18 anos). Competiram equipes Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Atalaia, Junqueiro, Branquinha, Canapi, Matriz de Camaragibe, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Coruripe e Paripueira.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e despertar o interesse dos jovens por carreiras nas áreas científicas e tecnológicas. Em 2024, a OBR oferece duas modalidades: Teórica e Prática. Na Modalidade Teórica, as provas podem ser realizadas presencialmente ou de forma híbrida. Na Modalidade Prática, além da categoria Resgate, tem ainda a Robótica Artística (OnStage), em que os alunos desenvolvem robôs para apresentações criativas, como danças ou performances teatrais, com ou sem participação humana.

Equipes vencedoras:

Modalidade Artística – Nível 1
1º lugar – Quilombo de Limoeiro de Anadia
Limoeiro de Anadia

Modalidade Artística – Nível 2
1º lugar – Ressignificando os Saberes
Coruripe

Modalidade Artística – Nível 2
2º lugar – O Mundo Mágico de Emília
Canapi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.