10 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Candidato pelo PL-SC foi o homem-bomba da Praça dos Três Poderes

Ele ameaçou William Bonner, Sarney, Alckmin, FHC, STF e “comunistas” de que iria provocar as explosões nesta data

A única pessoa que que morreu após explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília nesta quarta (13) era de Santa Catarina, tinha 59 anos e estava no Distrito Federal há cerca de quatro meses. E segundo informações, foi o homem-bomba.

Francisco Wanderley foi candidato a vereador em 2020 pelo PL e recebeu pouco mais de 98 votos. Segundo seu filho, o homem saiu de Santa Catarina há cerca de quatro meses para trabalhar em Brasília. A família não sabia sobre seu paradeiro.

O terrorista antecipou, nas redes sociais o ataque a bombas na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) com mesnagens como essa:

“Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos. Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”

Ele trabalhava como chaveiro e camelô e à Justiça Eleitoral em 2020= informou também ser casado e ter ensino médio incompleto. Não há registro de outras candidaturas dele a cargos públicos desde então. Nas redes sociais, ele se apresentava como empreendedor, investidor e desenvolvedor.

Francisco é o dono do carro carregado de fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (13).

Governador

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse à jornalista que o autor das explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quinta-feira (13), é um “suicida”.

Fonte da Polícia Federal diz que é preciso apurar se foi “acidente” ou “suicídio”. Até agora, as investigações apontam que a pessoa que morreu e que pode ter armado as bombas que explodiram em Brasília foi candidato a vereador pelo PL na cidade de Rio do Sul (SC), em 2020, mas não conseguiu se eleger.