Com o objetivo de manter o controle populacional de cães e gatos de Maceió, o Castramóvel vai iniciar os atendimentos na Associação Comunitária dos Moradores da Vila Emater, em Jacarecica, nesta quarta-feira (9), das 9h às 12h. A ação será realizada até a próxima sexta-feira (11).
Para a médica veterinária, Larissa Rocha, a proposta do programa de castração de caninos e felinos é direcionada, especialmente, para atender os maceioenses de baixa renda, com o intuito de controlar a incidência de zoonoses e o abandono de pets.
“Através da castração, conseguimos reduzir significativamente a incidência de zoonoses e o preocupante abandono de animais. Essa abordagem não apenas contribui para o bem-estar dos pets, mas também para a saúde pública como um todo. Ao adotar essa medida, estamos dando passos concretos para alcançar um ambiente mais equilibrado e seguro para todos”, pontuou a veterinária.
Os interessados em levar os animais para a ação devem apresentar documentos como o comprovante de residência, documento de identificação com foto e comprovante de baixa renda ou inscrição no Cadastro Único.
Os critérios para a seleção dos animais que vão participar da ação levam em consideração o porte e a idade. Para os caninos, serão aceitos animais com até 15 kg e idade entre 6 meses e 5 anos. Já as fêmeas podem ser submetidas à castração dentro do mesmo intervalo de idade, enquanto para os machos a idade máxima é de 8 meses a 5 anos.
No caso dos felinos, tanto fêmeas quanto machos, serão atendidos, desde que estejam na faixa etária de 6 meses a 5 anos.