19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Centrais de Triagem de Covid-19 em Alagoas registram mais de 900 atendimentos na última semana

Unidades funcionam todos os dias da semana, são mantidas pela Sesau e estão situadas em Maceió e Arapiraca

Central de Triagem do Ginásio do Sesi registrou o maior número de atendimentos na última semana. Foto: Thallysson Alves

As Centrais de Triagem de Maceió e Arapiraca atenderam 928 usuários no período de 19 a 25 de outubro. Na semana anterior, do dia 12 ao 18 deste mês, foram 868 usuários, o que representa um aumento de 60 pessoas na última semana, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nessa segunda-feira (26).

Do total de atendimentos da última semana, 487 foram realizados na Central de Maceió, localizada no Ginásio do Sesi, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h. Já na Central de Arapiraca, situada no Ginásio João Paulo II, e que atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, 441 usuários foram assistidos.

Com relação aos testes rápidos aplicados, foram registrados 652 na semana passada, o que representa um aumento de 46 exames, quando o número é comparado ao período de 12 a 18 de outubro, que havia registrado 606 exames. Conforme os dados apresentados pela Sesau, entre os dias 19 e 25 deste mês, foram 393 testes na Central de Maceió e 259 em Arapiraca.

Do total de testes realizados, 58 apresentaram resultado positivo para a Covid-19. De acordo com a Sesau, foram 21 testes positivos na Central de Triagem de Maceió e 37 na Central de Triagem de Arapiraca. Já entre 12 e 18 deste mês, foram 73 exames positivos, o que aponta para uma redução de 15 testes rápidos com resultados positivos.

Atendimento

No caso dos usuários que tiveram seus testes rápidos negativados para a Covid-19, todos foram orientados a seguir com o uso de máscara, higienização constante das mãos e somente sair de casa quando houver extrema necessidade. Para ser atendido em uma das duas Centrais de Triagem, basta comparecer ao local portando o Cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.