26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Centro de Defesa Zumbi dos Palmares cobra investigação sobre enforcamento na Uime

Jovem de 20 anos foi encontrado morto em um dos alojamentos da Unidade de Internação Masculina

Uime Maceió – Foto Assessoria

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares (Cedeca) acionou o Ministério Público de Alagoas para que o assassinato do adolescente Izaías Mizael da Silva, de 20 anos, ocorrido na noite de ontem (30) em um dos alojamentos da Unidade de Internação Masculina Extensão (UIME), no Tabuleiro do Martins, seja devidamente apurado.

Em ofício dirigido ao procurador-geral de Justiça de Alagoas, Sérgio Jucá, o coordenador-geral do Cedeca, Elson Folha, solicita que o MP alagoano tome as devidas providências para “investigar as responsabilidades daqueles que deveriam garantir a segurança de Izaías Mizael da Silva dentro da UIME, e dos possíveis envolvidos no óbito”.

Em nota, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) informou que o jovem estava em um alojamento com outros quatro socioeducandos, todos com idade entre 18 e 20 anos.

“Um dos outros socioeducandos assumiu a culpa pelo ocorrido, informando que utilizou um lençol para atacar o outro por meio de enforcamento. Uma investigação será realizada para apurar os fatos e os motivos com mais clareza”, diz a nota.

Ainda segundo a Sumese, a Perícia Oficial foi ao local e já houve a devida comunicação ao Juizado da Infância. Uma sindicância interna também será instaurada para ajudar na investigação.