25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Centro Pesqueiro já está em funcionamento e via no Jaraguá volta a ser interditada

Comerciantes iniciam trabalho no novo espaço ao lado da antiga balança de Jaraguá

Trânsito no Jaraguá volta a ser interditado nesta sexta-feira (6). Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para garantir a segurança viária dos condutores durante a execução dos trabalhos de transferência de marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados para o Centro Pesqueiro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) volta a interditar, nesta sexta-feira (6), a Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá.

A partir das 7h, o sentido Jaraguá – Pajuçara da Avenida Industrial Cícero Toledo será bloqueado novamente para a circulação de veículos. Por este motivo, os motoristas deverão fazer um desvio pela Praça Marcílio Dias e utilizar a Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes, para então poder seguir com o seu percurso normal.

O sentido Pajuçara – Jaraguá da Avenida Industrial Cícero Toledo estará liberado para o tráfego de veículos. A via será liberada logo após o término dos trabalhos. Agentes de trânsito da SMTT estarão no local até o fim da ação para ordenar o fluxo de veículos na região.

Construído com recursos do governo federal e contrapartida da Prefeitura, o Centro Pesqueiro fica ao lado da antiga balanca de pescados em Jaraguá. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Centro Pesqueiro

Já foram feiras as primeiras compras de camarão no Centro Pesqueiro, localizado na Avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro de Jaraguá. A estrutura foi construída para acomodar marisqueiras, pescadores e vendedores de peixe da antiga balança de pescados de Jaraguá.

A partir da realocação da cadeia produtiva, que segue em execução pelos órgãos da Prefeitura de Maceió, a comercialização começa gradativamente no local.

O Centro Pesqueiro está estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe com área de vendas e armazenamento, lanchonete, fábrica de gelo, oficinas para fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e motor para barco, além de estacionamento para carros e bicicletas.

O espaço deve beneficiar cerca de 300 pessoas diretamente e outras 1.000 de forma indireta. Estaleiros e oficinas do Centro Pesqueiro já se encontram ocupados e funcionando desde o segundo semestre de 2019.

O Centro Pesqueiro foi custeado com recursos federais e contrapartida do Município. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá. Parte deles foi transferida, em 2012, para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral.

Em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, a antiga Favela de Jaraguá foi desocupada e os moradores remanescentes foram transferidos para unidades habitacionais para viabilizar a construção do Centro Pesqueiro.