4 de dezembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Chegada de 96.500 doses de vacinas da AstraZeneca reforça imunização em Alagoas

Lote enviado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde será distribuído para centrais em Maceió e Arapiraca e ficará à disposição dos 102 municípios

Alagoas recebeu mais um lote de doses do imunizante AstraZeneca para continuar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A nova remessa com 96.500 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) chegou ao estado na madrugada desta quarta-feira (26) e foi encaminhada para o prédio sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas continua tratando da vacinação como prioridade. “A imunização da população tem avançado. As vacinas continuam chegando ao Estado e o Governo de Alagoas distribui, sem perder tempo, para os municípios. É um esforço conjunto para que mais pessoas sejam imunizadas”, avalia.

As doses de AstraZeneca foram cadastradas no sistema do MS pelos técnicos do PNI/AL e depois armazenados na câmara fria, em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius. Após o procedimento, os imunizantes serão enviados para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, e ficarão à disposição dos 102 municípios alagoanos. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau, em breve serão divulgadas informações com as definições sobre distribuição, armazenamento, reserva estratégica e imunização.

Com esse novo lote de AstraZeneca, Alagoas recebeu 1.381.680 imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Desse total, foram aplicadas 902.726 doses das vacinas CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca, com 634.017 pessoas vacinadas com a primeira dose (D1) e 268.709 imunizadas com a segunda dose (D2).