21 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Mundo

Cientistas alertam: ‘Geleira do Juízo Final’ na Antártida está derretendo de forma acelerada

Derretimento da Geleira Thwaites provocaria um aumento catastrófico do nível do mar, de até 3 metros

Muitos cientistas climáticos consideram a geleira Thwaites, na Antártida Ocidental, como uma das geleiras mais vulneráveis ​​e mais significativas do mundo em termos de futura elevação global do nível do mar .

Seu colapso elevaria o nível global do mar em mais de meio metro por conta própria e posteriormente liberaria outros grandes corpos de gelo na Antártida Ocidental, que juntos poderiam elevar o nível do mar em 2-3 metros.

O aumento do volume no mar acontece porque grande parte da geleira está em solo continental da Antártida, e não no oceano. Icebergs estão no mar, geleiras em terra, e quando estas derretem, todo o volume d’água é direcionado para o mar.

As ramificações para muitos países, incluindo a maioria das cidades costeiras do mundo, seriam catastróficas. Por esse motivo, Thwaites é conhecida como “geleira do Dia do Juízo Final” da Antártica.

No início deste ano, uma equipe de cientistas observou, pela primeira vez, a presença de água quente em um ponto vital sob a geleira, o que ajuda a explicar a razão por trás da extensão de sua queda.

Imensidão

A geleira Thwaites tem 120.000 quilômetros quadrados, quase o tamanho do Reino Unido ou mais de quatro vezes maior que o estado de Alagoas.

O derretimento do gelo que escoa de Thwaites para o Mar de Amundsen já representa 4% da elevação do nível do mar, mas os cientistas estão preocupados com a possibilidade de sua existência continuar pendente na balança à medida que o mundo esquenta.

“A grande questão é a rapidez com que ela se torna instável. Parece estar oscilando no limite. É uma pedra angular para as outras geleiras ao redor na Antártida Ocidental. Se você removê-lo, outro gelo também começará a drenar no oceano. Hoje, é o lugar mais vulnerável da Antártica”. Paul Cutler, diretor do programa de glaciologia antártica da National Science Foundation da América.

A Antártica é responsável por grandes quantidades de gelo – cerca de 90% de todo o gelo do mundo – e, ao contrário do Ártico, a maior parte do gelo está fora da água e em terra.

A espessura média do gelo é de 2,6 quilômetros de profundidade. No seu ponto mais espesso, a camada de gelo tem quase cinco quilômetros de profundidade.

O nível atual do mar está cerca de 20 cm acima dos níveis pré-industriais e é responsabilizado pelo aumento das inundações costeiras. Por cerca de 2.000 anos até o final de 1800, o nível global do mar permaneceu quase estático, com pequenas flutuações.

A taxa anual de aumento do nível do mar praticamente dobrou desde 1990. O alerta sobre o derretimento das geleiras da Antártica ocorre em meio a uma onda de calor recorde do outro lado do planeta no Ártico.

As regiões da Antártica e do Ártico estão se aquecendo mais rapidamente do que o resto do mundo, mas nas temperaturas do Ártico atingiram recordes, com uma alta alarmante de 38C registrada na Sibéria em junho.

As altas temperaturas alimentaram centenas de incêndios e as autoridades russas declararam situações de emergência em sete regiões.

Caverna em 2019

No ano passado, cientistas descobriram uma cavidade subterrânea, uma caverna gigante de 300 metros de altura na geleira. Isso equivale a uma Torre Eiffel, e 39 quilômetros quadrados de área, tamanho correspondentes a 25 Parques do Ibirapuera ou 210 estádios do Maracanã.

O achado alimentou a preocupação de que o gelo da região está derretendo mais rápido que o esperado. Afenda oca já esteve, um dia, preenchida por 14 bilhões de toneladas de gelo. A maior parte deste montante, segundo os pesquisadores, derreteu ao longo dos últimos três anos.

40 Comments

  • Avatar Elias Francisco da Silva

    A palavra de Deus a bíblia sagrada já alertava sobre isso a mais de 2 mil anos,os seres vivos e principalmente os que se alto declaram humanos vão ser banidos deste planeta para sempre.é uma realidade que não vai ser mudada.Deus é Deus

  • Avatar Fabio

    para aqueles que citam o exemplo do gelo no copo, leiam o terceiro parágrafo. acho que não leram nada ou se leram não entenderam. o exemplo do gelo no copo vale para icebergs. o alerta desta reportagem é porque a geleira é continental, ou seja, não é o gelo que derrete dentro do copo, mas a jarra cheia de água que será derramada sobre o copo.

  • Avatar Professor Hulk

    A natureza só está revidando todas agressões sofridas pelo ser humano, a conta chegou agora temos que pagar.

  • Avatar Cledson Lopes Rosa

    Tem um ditado que dis que o pior sego não é aqueles que não vê, mais os que vê é não quer enxergar . Jesus está voltando.

  • Avatar FORA BOZO!!!

    A Terra é plana, o Nazismo é de Esquerda,ONGS tocaram fogo na Amazônia, a China é capitalista, Ornitorrinco na Amazônia, Coronavirus é uma Gripezinha,… KK Enquanto isso, o Brasil afunda na lama. Rachadinha, Queiroz… A culpa é do petê.

  • Avatar Severino

    Com relação ao nível do mar tá subindo mesmo moro em Recife, cheguei aqui aos 13 anos de idade em 1984 sai e retornei em 1985, percebi que o mar vinha subindo mesmo, e foi exatamente em 85 que começou aumentar,Boa parte da praia hoje de Boa viagem com a maré alta você não consegue mais andar na areia.com relação às geleiras só se falam em indústrias, carros, não é verdade? E com relação a aviação, foguetes, mísseis explodindo todos os dias, será que isso também não conta para o aquecimento global?

  • Avatar Flávia

    E se o meu povo que se chama pelo meu nome ,se humilhar, e orar ,e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus e , perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Está é a solução pra todos problemas .

  • Se o meu povo ,que se chama pelo meu nome ,se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus e , perdoarei os seus pecados , e sararei a sua terra.2 crônicas 7:14 ,está é a resposta pra cura de todo o planeta.

  • Avatar Guto

    Impressionante a quantidade de especialistas em clima!
    Acham normal 38°C na Sibéria?!
    Ao que tudo indica, iremos nos deparar com com um evento climático extremo, algo completamente fora do nosso controle.
    Incrível a prepotência do ser humano perante a natureza!
    Boa sorte pra nós!

  • Avatar Vanius

    Todo ano é a mesma conversa, ” geleira enorme está se desprendendo, aquecimento global e blá blá blá” .
    E nada acontece !!

  • Avatar Pedro Silva

    Caro Sebastião.
    1- Vc deve medir a água no copo, antes de botar a pedra de gelo.
    Anite a medida.
    2- Coloque a pedra de gelo no copo . Vc verá que o volume da Água aumentará , pois o conteúdo do copo recebeu o volume da pedra de gelo..
    Anote a medida
    qdo o gelo derreter , o volume agora não vai mudar , pois o gelo derreteu e o volume deste passou de estado sólido para líquido

  • Avatar Pedro Silva

    Para o AMIGO FORA BOZO.. E o Luiz Santiago..
    Tenham no mínimo EDUCAÇÃO ao falar com os outros…
    KKK

    O certo para ti é o PCC da China, o MADURO da Venezuela..o PT no Brasil…certo?

    PCC mata milhões para vender órgãos himsnos, esteriliza grupos religiosos contrários, produz doenças…

    Venezuela, matando gente de Fome, e filhos do Maduro com contas gordas e morando fora..

    PT no Brasil, pregando igualdade de gênero, fazendo exposição “O CU É LINDU ” , criando Cotas para qualquer entrar na Universidade…

    Tudo isso…tu pensando assim..certamente estaremos indo para o Juizo FINAL..

  • Avatar Cordovil

    A culpa é do Bolsonaro!
    Aquecimento global (fake news), incêndio na Amazônia, Covid 19, óleo nas praias do Nordeste ( com DNA Venezuela), roubo dos governadores e prefeitos superfaturamento durante a pandemia (articulada), soltar criminosos assassinos e ladrões e prender o povo em casa, negar a Cloroquina como tratamento e esperar ( teste da vacina chinesa), fazer milhares de covas e por nós jornais, tendas emergenciais ocas (sem equipamentos nem atendimentos).
    Gostava menos agora gosto mais, votei no Bolsonaro!
    Canalhas!

  • Avatar Beatriz

    Acho incrível tds dando as notícias do mundo que está cada vez pior mas não vejo ngm tomando uma decisão para isso parar ou melhorar, só dps q o mundo estiver bem doente que tds vão querer fazer isso que será tarde de mais!

  • Avatar Varejeira__1

    Quando tudo isso terminar,ae o ser humano vai querer corrigir ae será tarde de mais,se é que tem conserto!!!como o covid.,so acreditan quando pega….ae não adianta a choradeira ja era….tarde de mais…fica a minha indignação.

  • Avatar Cícero Batista Reis

    EH TUDO TEM UM PREÇO , USOU PAGOU
    CONSUMIU PAGOU
    DESTRUIU PAGOU ,
    PORÉM ARRUMOU CONSERTOU , ORGANIZOU TAMBÉM TEM UM PREÇO VOCÊ RECEBE PELO SERVIÇO PAGAREMOS PELO QUE FIZERAM OU HÁ TEMPO DE RENEGOCIAÇÃO.

  • Avatar Luiz Carlos Santiago

    Sebastião seu animal…Vc não leu a reportagem?! Sua comparação é ridícula…A maior parte do gelo está para fora, ao derreter vai se juntar ao restante! E transbordar o “copo”! Aposto que votou no BOZO está ante! Kkkk

  • Avatar Kall

    A maior parte das geleiras sobe muito acima dos oceanos, e quando derrete aumenta o nível do mar, e o mundo se encaminhando pro Apocalipse de fogo, apesar de eu não ser católico, a Bíblia estava certa,,,

  • Avatar Horus

    Gente, o mundo desde que é mundo passou por transformações drásticas, vc querem,nos tbm vamos passar ….

  • Avatar OSRN

    Ah tá, hoje um lago congelou no RS devido a mais baixa temperatura do ano. E aí estão dizendo que no polo sul está derretendo geleira em pleno inverno polar, sendo que a temperatura média nessa época é entre -20°C e -59°C?
    Se fosse no verão até seria fácil de acreditar.

  • Avatar gilmar

    Sebastião, tem diferença de gelo em um copo de água e uma geleira. No copo, o gelo está boiando e se derreter a água ficará no mesmo nível. Já uma geleira é um corpo sólido sobre um continente congelado, não estando boiando sobre a água, então ao derreter ela escorrerá em direção ao oceano e assim aumenta a quantidade de água líquida dos oceanos elevando o nível.

  • Avatar Jorge Luiz passos

    Concordo com a realidade mencionada acima a natureza está respondendo os maus tratos e desrespeito da raça humana, jogando turbilhão de esgotos nos oceanos , rios e o desmatamento abusivo, o planeta vai simplesmente eliminar o que está te fazendo mau , o seu inimigo número um, que se chama raça humana.

  • Avatar Luis

    Eu não consigui entender o texto.
    Cientistas alertando sobre juizo final. Quem foi o genio que criou o texto ?

  • Avatar FORA BOZO!!!

    A Besta é o Sistema Financeiro Global. A marca será uma tatuagem quântica e invisível. Moeda Digital, todos serão obrigados a aceitarem…

  • Avatar Sebastião

    Vocês ja notaram uma pedra de gelo em um copo d agua ? Quando o gelo derrete a agua não aumenta.

  • Avatar FORA BOZO!!!

    A Besta é o Sistema Financeiro Global. Sua marca será uma tatuagem quântica e invisível, somente será vista através de Qr code. Moeda Digital será obrigatório, quem não tiver essa marca quântica não poderá comprar e vender.

  • Avatar Maurício Mathias de Pinho

    Vcs se estiverem certos estariam confirmando indubitavelmente o que já vem descritos nas estruturas

  • Mas, … é assim que será. desgelando , a agua inundará outros lugares e certamente que o gelo se formará em outro lugar. Há muitos que sabem disso esperam destemido. Ninguém poderá deter força maior, que ha muitos séculos assiste a humanidade jogando lixão para os marés e poluindo tudo com seus esgotos não tratados. Hora da reciclagem global ao pé da letra. A natureza dirá ! Segura ai que esses lixos são seus! Todo mundo pegar vassora maquinas , bora reciclar lixo já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.