
Das dez empresas mais acionadas durante o primeiro semestre de 2015, as firmas que lideram o topo da lista de serviços irregulares no Procon estão nos setores bancários e de telefonia, é o que aponta o Sistema de Informação Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).
De janeiro a junho, o órgão recebeu 17.734 reclamações de consumidores insatisfeitos. Ocupando a primeira posição do ranking das empresas mais acionadas, a Claro S.A. aparece com 690 reclamações. Logo em seguida, Caixa Econômica Federal apresenta 652 ocorrências. Na terceira colocação, TNL PCS S/A contabiliza 525 reclamações.
Segundo o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Leônidas Dias, a maioria das reclamações nas empresas é referente a práticas abusivas, vendas casadas, cobranças indevidas. “As lojas de varejo também se destacam no ranking, principalmente por atraso da entrega da mercadoria, ou vício de produto”, complementa.