9 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Com 14 mortes em Alagoas, Natal de 2022 teve queda de 65% no número de acidentes graves

PRF apresentou baixa nacional, mas IML de Alagoas mostrou um feriado violento

De acordo com o balanço da Operação Natal 2022, divulgado hoje (26) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes graves caiu 65% na comparação com 2021. O levantamento da corporação também registra queda de 82% no total de feridos e de 38% na quantidade de mortos.

A operação ocorreu entre os dias 22 e 25 de dezembro e é realizada anualmente nas rodovias federais de todo o país, com o intuito de reduzir a violência no trânsito nessa época do ano. De acordo com a PRF, os números positivos foram obtidos com um aumento de 18% do efetivo empregado e com mais ações realizadas na comparação com o ano passado.

Ao todo, 85.668 pessoas foram submetidas a medidas de fiscalização e 60.953 veículos foram abordados. As infrações mais recorrentes registradas durante a operação foram ultrapassagem em faixa contínua (3.819 multas) e ausência do uso de cinto de segurança (2.903).

Alagoas

Em Alagoas, no entanto, os dados do Instituto Médico Legal (IML) apresentam um feriado violento nas estradas. De acordo com o IML, 14 pessoas morreram em acidentes de trânsito entre sexta-feira (23) e domingo (25), com a vítima mais nova sendo uma criança de um ano de idade.

Os acidentes ocorreram em 12 cidades:

  • Em Rio Largo, uma menina de um ano de idade morreu;
  • Em Canapi, um motorista perdeu o controle do veículo e capotou na BR-316. Dois passageiros morreram e o motorista foi socorrido para o hospital;
  • Em Colônia Leopoldina, um acidente vitimou um jovem de 21 anos;
  • No Pilar, as vítimas tinham 19 e 20 anos de idade;
  • Em Cacimbinhas, um idoso de 65 anos morreu em outro acidente.

Segundo o órgão, os acidentes foram provocados por colisões, capotamento, atropelamentos e queda de moto. Do total de vítimas, 12 eram do sexo masculino.