Verdadeiro e por isso mesmo histórico, Euclides da Cunha, imortalizou sua obra “Os Sertões”, em 1902, com uma citação que correu o mundo: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”.
O povo mais simples do sertão resiste no dia a dia as adversidades impostas na vida, sejam elas naturais ou fabricadas pela mão do homem.
Há séculos, no sertão, aparecem políticos que juram de pés juntos ajudar o povo sofrido da região e, na maioria das vezes, ficam só nas promessas.
Eis que Alagoas elegeu um governador sertanejo e, que até então, tem orgulhado a sua gente do semiárido pela forma simples de governar. Costuma sentar a calçada e bater papo com os conterrâneos, sem a preocupação de ser questionado pelo cargo que ocupa. Parte do princípio de que o mais importante é o povo e seu pertencimento.
Jovem, Paulo Dantas (MDB) tornou-se surpresa para a maioria dos alagoanos pela forma como governa. Determinado, dialoga com todos os segmentos de forma serena e com altruísmo.
Quando deixou a Assembleia Legislativa para ser disputar o governo do Estado era quase um desconhecido. Principalmente, porque iria substituir Renan Filho, que fez duas gestões muito bem avaliadas. Paulo Dantas, então era uma incógnita.
O governador de Alagoas conquistou seu próprio espaço, mostrando ao Estado e ao País que é também político preparado. Administrador de empresas e fazendo especialização, em curso de mestrado.
Sua forma de administrar o ajudou a acumular notícias positivas. O fato de Alagoas ter hoje o menor índice de violência no País é um dado histórico. Como tem também na série histórica o menor índice de desemprego e o maior índice de redução da pobreza, com 433 mil alagoanos saindo do Mapa da Fome.
Não há como fechar os olhos: Alagoas tem hoje o maior Crescimento do PIB no Nordeste e o 4º do Brasil em 2023. E isso tem a influência das ações que garantiram a construção e manutenção das melhores estradas da região nordestina, além do maior número de voos e turistas da história, que visitam o Estado do litoral ao sertão.
Mas, um dos dados mais emblemáticos do governo Paulo Dantas está na educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Alagoas superou as metas, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
O Estado tem o segundo melhor resultado do Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará. E é o 9º lugar no País, no ranking do Ideb dos anos iniciais, empatado com Mato Grosso e o Rio Grande do Sul.
Paulo Dantas deixou de ser uma incógnita já faz tempo. É um dos mais bem avaliados governadores do Brasil por méritos próprios, mas também com o apoio de uma equipe de mulheres muito mais atentas a uma gestão criteriosa, do que muitos homens no poder.
Em meio as notícias positivas, o desempenho de gestor do governador Paulo Dantas tem hoje a aprovação de 55% dos maceioenses, segundo o Paraná Pesquisas, e mais de 70% no interior.
Dizem os amigos dele que o homem tem a fortaleza do sertanejo e o jeito mineiro de fazer política