27 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Com Bolsonaro e Lula, debate presidencial na Band promete lábia e ataques

Primeiro debate presidencial é transmitido neste domingo, às 21h

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, confirmou na noite de sábado (27) a presença no debate presidencial de hoje (28), às 21h. A informação é do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Mais cedo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia confirmado, pelo Twitter, sua participação.

A ida ou não de Bolsonaro aos debates estava sendo objeto de especulação desde o início da campanha eleitoral. Ontem, em entrevista ao “Pânico”, da rádio Jovem Pan, ele disse que “deve ir” ao debate de amanhã, mas não havia ainda confirmado a presença.

O debate de hoje, portanto, será a primeira vez em que um mandatário no exercício do cargo e um ex-presidente se enfrentam – além de ser a primeira vez que Bolsonaro realiza um debate com Lula.

Debate

A Band, em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura, sedia o primeiro debate presidencial, como tem sido tradição da emissora desde 1992. O embate coloca frente a frente os principais competidores ao Palácio do Planalto e acontece em seguida às entrevistas feitas pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Foram também Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

As regras do debate foram confirmadas em reunião com as assessorias dos candidatos. Ficou combinado que não haverá plateia no estúdio. Apenas quatro assessores por campanha poderão assistir no local a atração. O debate terá três blocos, nos quais os candidatos falarão de temas sorteados, responderão a perguntas de jornalistas e farão perguntas entre si.

O debate deste domingo pode começar já em clima de confronto entre os dois candidatos que nutrem o maior clima de rivalidade entre si: Bolsonaro e Lula.

A primeira pergunta será feita para todos os candidatos e envolverá o plano de governo proposto por eles. Cada um terá um minuto e meio para a resposta.

Em seguida, começa o confronto entre eles. De acordo com as regras do programa, o atual presidente e candidato à reeleição será o primeiro a ter a possibilidade de fazer questionamentos aos concorrentes no bloco destinado a esse fim.

O evento é dividido em três momentos com perguntas sobre programas de governo, confronto entre os candidatos e perguntas dos jornalistas. Os blocos terão moderação de jornalistas dos veículos organizadores.