A Seleção Brasileira enfrenta hoje (5), às 16h, a Coreia do Sul em sua primeira partida no mata-mata da Copa do Mundo do Catar. O jogo é válido pelas oitavas-de-final da competição. O perdedor, volta para casa. Quem avançar, enfrenta o vencedor de Croácia e Japão, que também jogam hoje, mas ao meio-dia.
O técnico Tite não poderá contar com força total neste jogo. Aliás, pelo restante do torneio, afinal o atacante Gabriel Jesus e o lateral esquerdo Alex Telles foram cortados da Seleção: ambos precisam operar e inclusive já voltam aos seus clubes, Arsenal e Sevilla, para tratamento. Ambos devem ficar cerca de 3 meses sem jogar.
No entanto, Neymar treinou no domingo e pode voltar a campo. A mesma coisa com Danilo, que deve ficar à disposição de Tite e pode ser opção improvisada para a lateral esquerda, já que além de Alex Telles, Alex Sandro também está machucado, ainda que sem tanta gravidade.
A pessoas próximas, Neymar tem expressado o desejo de estar em campo pelo máximo de tempo possível no caminho do Brasil daqui para frente no Catar. O desejo de estar sempre no gramado e a disposição em atuar com diferentes níveis de sacrifício sempre foi um traço do atacante, que quase sempre fica em campo pelos 90 minutos quando veste a camisa da seleção.
O camisa 10 ainda passará por alguns testes de rotina na manhã de sexta, antes da partida. Se o cenário não tiver nenhuma piora repentina, ele será escalado. Mesmo que não tenha condições de atuar pelos 90 minutos, a opção de Tite é por colocá-lo em ação desde o início. Essa é também a preferência do jogador.
Asiáticos
O adversário, a Coreia do Sul, é o mesmo de um amistoso realizado há seis meses em Seul. Se avançar, pode encarar justamente o Japão, outro time que o Brasil enfrentou antes da Copa, e que tem sido uma das surpresas no Catar, já que ganhou da Alemanha e da Espanha e agora encara a Croácia.
Aqueles jogos serviram não só para que a comissão técnica ampliasse seu repertório de observação, mas também para que os jogadores tivessem ideia do que teriam pela frente. Todos os jogadores que começaram aquele amistoso foram convocados para a lista final de Tite. Entre os seis que saíram do banco, apenas Philippe Coutinho e Matheus Cunha não estão no Qatar.
Quartas
Neste domingo, os favoritos avançaram, assim como no sábado. França e Inglaterra passaram com facilidade pelos adversários, Polônia e Senegal, com os placares de 3 a 1 e 3 a 0. Ambas se enfrentam no sábado (10) às 16h, em um clássico de campeões mundiais.
Já Holanda e Argentina, que passaram por Estados Unidos e Austrália um dia antes, têm encontro marcado também às 16h, mas numa sexta-feira (9). O vencedor deste confronto das quarta-de-final avança para as semi-finais, podendo enfrentar o Brasil, numa perna que conta com Coreia do Sul, além de Croácia e Japão.