19 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Com mais beneficiários que trabalhadores formais Bolsa Família sustenta economia em 10 Estados

Alagoas é um dos Estados onde há mais bolsa e menos empregados

Bolsa sustenta a economia nos Estados do norte e nordeste

De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, o número de beneficiários do Bolsa Família supera o de empregos com carteira assinada (o que exclui setor público) em 10 Estados das regiões Norte e Nordeste.

Só 3 na região Norte (Tocantins, Rondônia e Roraima) e 3 no Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco) registram mais empregos formais com carteira que benefícios no programa.

Até março eram 8 Estados com mais benefícios do que empregos formais. O Bolsa Família ultrapassou as vagas com carteira de trabalho assinada no Amazonas e em Sergipe a partir de abril. Existiam 10 Estados com mais beneficiários já em 2018, número que caiu em 2019.

Em Alagoas por exemplo as empresas empregam 325.909 pessoas com carteira assinada. Já o Bolsa Família paga a 406.936 inscritos no programa. Além de Alagoas, Bahia, Pará, Maranhão, Piauí,Paraíba, Amazanas, Sergipe, Acre e Amapá têm mais beneficiários do Bolsa do que pessoas empregadas formalmente.

O fato revela a concentração dos investimentos no País nas regiões do centro-oeste, sul e sudeste, em detrimento do Norte e Nordeste. Mas, além disso, a também perversa concentração de renda nesses Estados onde o Bolsa tem uma presença maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.