Internado há 9 dias, o Papa Francisco é tido como “paciente frágil” no hospital Gemelli, em Roma, devido a crise de bronquite que evoluiu para uma infecção e uma pneumonia bilateral.
Neste domingo, 23, o Vaticano informou que ele teve uma noite tranquila, após ter o estado de saúde descrito como “critico” por conta de uma crise asma prolongada no dia anterior.
Na informação do Vaticano, o Papa usou almofadas nasais para aplicação de oxigênio em altos fluxos, técnica conhecida como oxigenoterapia. Ela é realizada para tratar ou prevenir a hipoxemia (falta de oxigênio no sangue).
Hoje Francisco deverá ser submetido a novos exames. Em uma oração escrita e divulgada neste domingo ele agradeceu aos fiéis da igreja católica pelas orações por sua saúde.
“De minha parte, continuo confiante na internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, afirmou.