12 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Começa o V Concurso do Júri Simulado

Participam 12 instituições da capital e do interior

Evento acontece até o próximo dia 27, na sede da OAB Alagoas; objetivo é promover a vivência do tribunal do júri para os estudantes de Direito do estado

 

Foi aberto oficialmente, nesta segunda-feira (16), o V Concurso do Júri Simulado, que vai acontecer na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) até o próximo dia 27. Estudantes de 12 instituições de ensino do estado estão participando do evento, que consiste em promover a vivência do tribunal do júri para quem ainda não concluiu o curso de Direito.

Promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento este ano está homenageando a primeira advogada criminalista do Sertão de Alagoas, Maria Aparecida Teodósio Monteiro, que esteve presente à solenidade de abertura e recebeu das mãos do presidente da OAB/AL, Vagner Paes, e do diretor da ESA, José Marques, uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados à advocacia criminalista.

Ao abrir o júri simulado, Vagner Paes destacou a satisfação de promover mais um evento deste tipo e agradeceu pela participação dos estudantes e pelo envolvimento dos professores e coordenadores das instituições de ensino superior participantes.

“O evento é um sucesso pela participação de vocês. Este ano, batemos o recorde de inscritos. É um momento importante, que permite que os alunos tenham a vivência prática do tribunal do júri, que é quando o advogado e a advogada exercem sua capacidade de persuasão ao ápice”, afirmou Vagner Paes, lembrando aos estudantes que todos os ‘holofotes’ estarão voltados para eles nos próximos dias.

Este ano, participam do evento a Faculdade Anhanguera, Cesmac Sertão, Cesmac Maceió, Faculdade Delmiro Gouveia, Estácio, Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar (Fasvipa), Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Unima/Afya e a Uninassau.

O diretor da ESA, José Marques, destacou a confiança de todas as instituições inscritas, destacando que, entre as 12 participantes, duas são do interior do estado. “Estou muito feliz e agradecido pela quantidade de instituições inscritas. Isso mostra que a OAB está presente em todos os lugares”, pontuou.

Após a abertura do evento, o presidente da Comissão do Tribunal do Júri, Hugo Trauzola, abriu o ciclo de palestras voltado para as técnicas de atuação do tribunal do júri.

A partir desta terça-feira (17), a competição entre os estudantes será iniciada, com os futuros advogados e advogadas fazendo a defesa e a acusação de casos reais, já julgados e transitados em julgados.