Comer biscoito recheado pode reduzir quase 40 minutos de vida saudável, aponta estudo

Pesquisa da USP calcula o impacto de alimentos no tempo de vida e no meio ambiente com base em novo índice nutricional.
Freepik

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado nesta sexta-feira (9) na revista International Journal of Environmental Research and Public Health, revelou que o consumo de cerca de 115 gramas de biscoito recheado por dia — o equivalente a menos de um pacote — está associado à perda média de 39 minutos de vida saudável.

A análise foi feita com base no Índice Nutricional de Saúde (Heni), que calcula o impacto de alimentos em anos vividos com saúde, sem incapacidades. O sistema leva em conta características nutricionais e dados epidemiológicos para estimar o efeito de cada item na expectativa de vida.

Pesquisadores aplicaram o índice a 33 alimentos entre os mais consumidos pelos brasileiros. O resultado médio encontrado para o Brasil foi de -5,89 minutos por porção alimentar analisada. Entre os principais vilões estão a carne suína, margarina e carne bovina.

O estudo também avaliou o impacto ambiental dos alimentos, considerando fatores como emissão de gases de efeito estufa e o volume de água utilizado na produção.

Por outro lado, alimentos como peixe de água doce, banana, feijão e arroz integral apresentaram impacto positivo, aumentando o tempo de vida saudável. Esses itens podem somar de 2 a 17 minutos à expectativa de vida por porção consumida.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS