17 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Cultura

Companhia alagoana Teatro da Poesia promove evento on-line com apresentações artísticas

Neste sábado, às 16h, será realiza uma mostra virtual com apresentações artísticas ao vivo e gravadas sobre a luta e o orgulho LGBTQIA+

A companhia alagoana Teatro da Poesia realiza neste sábado (24), às 16h, uma mostra virtual com apresentações artísticas ao vivo e gravadas sobre a luta e o orgulho LGBTQIA+, o sagrado feminino, as perdas por causa da Covid, os efeitos do isolamento social, entre outros assuntos.

O evento acontecerá gratuitamente por transmissão de vídeo através de um link que será disponibilizado na bio do Instagram @teatrodapoesia.

Serão expostos vídeos de dança-teatro, leituras dramáticas de textos com teor poético e performances. Também terá um bate-papo no fim das apresentações.

A mostra intitulada “DESATO” é resultado das dinâmicas e exercícios praticados durante o 1º ciclo de oficinas ATO, que foi produzido pela companhia em homenagem aos 6 anos do grupo. Foram três semanas de oficinas de dramaturgia, videoperformance, audiovisual, edição de vídeo, dança e teatro.

“A mostra é um momento de celebração pelo ato do Teatro da Poesia, o ato de resistir, de criar em meio a pandemia, de trocar com outros artistas em meio a um momento tão difícil que a gente está vivendo, e de poder mostrar que apesar desse momento tão conturbado ainda se faz arte e se produz, ainda há pessoas querendo produzir. A mostra celebra a força e a resistência da arte, que muitas vezes é o que nos salva e nos mantém de pé”. Louryne Simões, atriz e cofundadora da companhia.

Uma das participantes das oficinas Alessandra Rocha contou que fez duas oficinas, de dramaturgia e audiovisual. Segundo ela, o ciclo de oficinas está fazendo parte dela e que durante os exercícios ela conseguiu se conectar com seu próprio corpo.

“Eu participei de duas oficinas do grupo Teatro da Poesia e eu amei estar participando. Faz parte de mim agora. Estou carregando cada um dos integrantes. A gente pôde criar, se conectar com o próprio corpo, com a música, com o visual, a gente pôde sentir a presença no aqui e agora. Essa oportunidade foi maravilhosa e eu só tenho agradecer”. Alessandra Rocha.

Sobre a companhia

A companhia Teatro da Poesia foi criada em 2015 em Alagoas, pelos atores e professores Louryne Simões e Jadir Pereira. Atualmente a companhia conta com 5 integrantes distribuídos na atuação, produção, assessoria e design gráfico.

O grupo vem experimentando de forma colaborativa no palco o fazer poético utilizando-se da escrita criativa, dramaturgia corporal e o mínimo extraordinário para criação. Os trabalhos “A memória da flor” e “Os que vêm de longe” são peças autorais e estão no currículo do grupo.