14 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Personalidades

Conselho de Veterinária homenageia profissionais com prêmio Abelardo Teixeira Moura

Solenidade acontece nesta sexta-feira, 20, no auditório da Uninassau Maceió

Para marcar as comemorações alusivas ao Dia do Médico-Veterinário, celebrado no dia 09 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) reúne os profissionais do Estado, no próximo dia 20 de setembro, para a entrega do Prêmio Médico-Veterinário Abelardo Teixeira Moura.

Criado em 2009 para homenagear os profissionais alagoanos – além de pessoas/empresas parceiras da Medicina Veterinária – o Prêmio Médico-Veterinário Abelardo Moura tem destacado, ao longo dos anos, aqueles que, com seu trabalho, têm contribuído para o engrandecimento e valorização da profissão, colaborando assim para a construção da história da Medicina Veterinária em Alagoas.

Nesta, que é a 15ª edição da homenagem, o CRMV-AL fará um reconhecimento à atuação dos médicos-veterinários José Ednalvo Firmino Neto (na categoria Profissional) e Flávio Soares dos Santos (na categoria Destaque da Medicina Veterinária 2024).

Na categoria pessoa/empresa parceira da Medicina Veterinária, a homenagem irá para o radialista Moreira da Silva, que há muitos anos se dedica a dar visibilidade, nos vários veículos de Comunicação onde tem atuado, ao trabalho do médico-veterinário alagoano, em especial, aos que atuam na área pet.

A solenidade de premiação será realizada na próxima sexta-feira (20), a partir das 19h, no auditório da Uninassau Maceió (Rua José de Alencar, 511, no Farol), com a participação dos profissionais alagoanos, órgãos e entidades da área em Alagoas e autoridades.

Mês do Médico-Veterinário

Além de compartilhar a campanha nacional do Sistema CFMV/CRMVs para comemorar o Dia do Médico-Veterinário – que esse ano trouxe o tema “Médico-Veterinário: Uma Profissão, Várias Formas de Cuidar! Médico com V de Valor, Médico com V de Vida!” – o CRMV-AL deu início às homenagens aos 1.429 médicos-veterinários do nosso Estado – 747 homens e 682 mulheres – iluminando sua sede com a cor verde.

A ação teve como objetivo destacar o valor e representatividade da profissão no âmbito da saúde e sua diversidade de atuação, que abrange áreas como a inspeção de produtos de origem animal e suas tecnologias, o controle e erradicação das zoonoses, a clínica médica e cirúrgica dos animais, os laboratórios de diagnóstico, a reprodução, a produção animal, e tantas outras, abrangendo o cuidado com o animal, com o homem e com meio ambiente, a chamada Saúde Única.