25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Consórcio Nordeste alerta para o risco de 2ª onda de covid-19 na Região

Foi recomendado ainda que os turistas que não apresentem atestados passem por quarentena de 14 dias

De acordo com o mais recente Boletim do Comitê Científico do Nordeste, um alerta foi dado para uma possível segunda onda da Covid-19 devido ao relaxamento das medidas de prevenção e, principalmente, pela chegada da alta temporada no turismo. Hoje, a Europa vive uma segunda onda e podem trazer mais casos para o Nordeste.

“Em vista de o Nordeste atrair turistas de países europeus no nosso verão, há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sar-cov-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem”. Trecho do boletim.

Os Governos do Estado foram recomendados a tomar medidas de prevenção nos aeroportos, como a implantação de estandes sanitários, com equipes de saúde munidas de folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior.

Foi recomendado ainda que os turistas que não apresentem atestados que comprovem a ausência de infecção pelo Sars-cov-2 passem por quarentena de 14 dias, diante do grande aumento do número de casos da Covid-19 na Itália, França, Espanha e Reino Unido, dentre outros países europeus.

 

“Em função dos dados das previsões matemáticas estocásticas do Subcomitê de Modelagem do Comitê Científico, que na maioria dos casos coincidem com os dados que vão sendo atualizados pelas Secretarias de Saúde dos Estados do Nordeste, consta-se que a pandemia atingiu seu pico em todos os Estados do Nordeste. Isso fez com que, em vários locais, as medidas de isolamento social fossem diminuídas além do necessário, resultando em alta probabilidade de uma possível segunda onda, o que poderá trazer sérias consequências econômicas, sanitárias e sociais”. Trecho do boletim.

O Boletim completo pode ser conferido aqui.