23 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Consulta pública sobre acessibilidade em museus segue aberta até 10 de março

Secult orienta população a contribuir com o Programa Acesse Museus


Museu da Imagem e do Som de Alagoas integra o Sistema Brasileiro de Museus.. Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Secult

A acessibilidade nos museus brasileiros está em debate, e a população tem a chance de contribuir com sugestões para tornar esses espaços mais inclusivos. A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus, reforça o chamado para a consulta pública do Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o prazo prorrogado até 10 de março, a consulta está disponível na plataforma Participa + Brasil.

O objetivo da consulta é ouvir a opinião da população sobre as ações a serem implementadas no Plano de Ação do Acesse Museus, que visa ampliar a acessibilidade nos museus brasileiros, eliminando barreiras físicas, sensoriais e atitudinais, para que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham uma experiência cultural mais inclusiva.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do envolvimento da sociedade na construção de políticas públicas acessíveis. “Essa é uma oportunidade para que a população contribua diretamente para o fortalecimento da acessibilidade nos museus e espaços de memória do país. A democratização do acesso à cultura é um compromisso fundamental e, por isso, incentivamos que todos participem dessa consulta pública”, disse a gestora.

A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus, Mira Dantas, reforçou o impacto positivo do programa para os museus de Alagoas. “Garantir que nossos museus sejam acessíveis a todos é um desafio e uma necessidade. A consulta pública é uma ferramenta para alinhar ações e políticas às reais demandas da sociedade, tornando os museus espaços verdadeiramente inclusivo”, falou.

Para participar da enquete, os interessados devem acessar a plataforma Participa + Brasil, no endereço www.gov.br/participamaisbrasil, fazer login na conta GOV.BR e responder ao questionário. Após o envio, a mensagem “Sua opinião já foi registrada” aparecerá na tela, junto com a data de preenchimento.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].