18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Blog

Consumidor vai pagar empréstimo bilionário de empresas de energia elétrica

A Aneel aprovou R$ 10,5 bilhões para as empresas e consumidor vai pagar um terço do valor nas tarifas de cada mês.

Prepare o bolso para pagar um terço dos empréstimos das empresas privatizadas

Em nome da privatização do setor elétrico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, 15 de março um empréstimo bilionário para as empresas que atuam no País.

O empréstimo chega a R$ 10,5 bilhões. Segundo a Aneel, isso foi necessário para que as companhias possam cobrir os custos da energia elétrica do ano passado.

O que a Aneel esqueceu, convenientemente, de dizer é que esse empréstimo será pago pelos consumidores brasileiros, já a partir de 2023. Os valores que cada um terá que pagar virão embutidos nas tarifas mês a mês.

Como o empréstimo será feito junto a bancos públicos e privados do País, o forte impacto no bolso do cidadão comum será sentido sem dó nem piedade, devido a conjuntura econômica sombria e alta de juros. Tudo a depender das taxas que serão negociadas.

Nesse caso quem vai ser mais atingido na conta de luz será a classe média que tem uma tendência natural de consumir mais energia.
Segundo técnicos e analistas do setor elétrico, ela pagará um terço da conta dos empréstimos das empresas privadas, que tomaram assumiram as geradoras e distribuidoras de energia do País.
Portanto, não adiante choro. Talvez, vela.