19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Contra a CPI da pandemia, Arthur Lira diz que não é hora de se encontrar culpados

Presidente da Câmara vai atuar para que senadores retirem as assinaturas do pedido de CPI que incomoda o Planalto

Presidente da Câmara, Arthur Lira, protesta contra CPI no Senado que incomoda Bolsonaro.

Fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criticou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a condução do governo durante a pandemia.

Em um evento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na cidade de Arapiraca, em Alagoas, Lira afirmou não ser esse o momento de “apontar o dedo para ninguém”

“A CPI não nasce à toa. Tem de ter um fato determinado e tem de ter as assinaturas. E ela tem de ter a ocasionalidade. Eu comungo da ideia de que esse momento não é momento de se encontrar culpados, de se apontar o dedo para ninguém”, disse Lira a jornalistas no evento.

O governo do presidente Jair Bolsonaro age para conter danos com a CPI da Covid no Senado, que teve sua instalação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta, 8.

Uma das estratégias para boicotar a CPI será convencer senadores a retirar assinaturas de apoio ao funcionamento da comissão, o que pode inviabilizá-la. Nisso, Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) vão atuar em conjunto.