20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Covid-19: Acompanhe a ocupação de leitos em Alagoas

Informações sobre o enfrentamento à pandemia no estado e números da doença estão disponíveis em site do Governo

Os leitos gerais e exclusivos para Covid-19, da rede pública e contratualizados pelo Governo do Estado, registram, nesta quarta-feira (9), taxa de ocupação geral de 36%. Dos 546 disponibilizados, 196 encontram-se preenchidos por pacientes infectados pelo novo coronavírus. Já as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) registram ocupação de 49%, com 76 dos 154 leitos existentes preenchidos.

Essa e outras informações acerca da pandemia em Alagoas podem ser encontradas no site exclusivo Alagoas Contra o Coronavírus, com conteúdo atualizado diariamente.

As UTIs intermediárias estão com 12% das vagas ocupadas e dos 359 leitos clínicos disponibilizados para Covid em Alagoas, 116 encontram-se com pacientes, o que representa uma taxa de ocupação de 32%.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a secretaria mantém um acompanhamento diário da taxa de ocupação hospitalar, que é feita tanto nas unidades públicas quanto nas privadas.

“É possível notar um crescimento na ocupação de leitos na rede privada, mas ainda não sentimos na rede hospitalar pública este crescimento tão vertiginoso. No entanto, seguiremos atentos aos números de atendimentos e internações. Neste atual momento da pandemia, o Governo de Alagoas conta com os leitos exclusivos Covid-19 mantidos pelo Estado. Temos condições de continuar fazendo o enfrentamento à pandemia com todos os hospitais novos que foram entregues à população. Se houver necessidade, com certeza estruturaremos novamente o Hospital de Campanha e contratualizaremos leitos nos hospitais privados e filantrópicos”. Alexandre Ayres.

O site

Confiável e robusta fonte de dados sobre a pandemia em Alagoas, o site Alagoas Contra o Coronavírus concentra:

  • notícias;
  • boletins de casos, de ocupação de leitos, e de distribuição de medicamentos e de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);
  • orientações para prevenção e atendimento (Zap da Saúde e teleatendimento);
  • a relação das Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios de Alagoas.

O canal também reúne as medidas governamentais executadas, a legislação com os decretos já publicados, esclarecimentos de fake news e painel interativo de dados sobre a Covid.

Nele é possível, ainda, ter acesso às despesas realizadas pelo Estado no enfrentamento à Covid, às informações sobre doações, às medidas de estímulo econômico e proteção social, dentre outras informações. O site foi lançado pelo Governo do Estado no dia 23 de abril, logo após o início da pandemia em Alagoas.