25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Covid-19: Campanha de desinformação culpa governadores e distorce vídeo de Drauzio Varella

Bolsonaro inflama redes sociais ao culpar o Carnaval pela proliferação no Brasil, mesmo com ele até hoje minimizando a situação

Em guerra com os governadores dos Estados, que resolveram agir contra o coronavírus, e aparentemente em guerra até mesmo contra a própria nação, o presidente Jair Bolsonaro parece continuar em campanha. E segue realizando desinformação, agora jogando a culpa da pandemia para os governadores.

“Brevemente o povo saberá que foi enganado por esses governadores e por grande parte da mídia nessa questão do coronavírus. Espero que não venham me culpar lá na frente pela quantidade de milhões e milhões de desempregados na minha pessoa. Não podemos politizar isso aqui, só falei isso porque eles me atacam constantemente”.  Jair Bolsonaro, presidente.

Em entrevista à Record, o presidente afirmou que as críticas que tem recebido envolvendo as medidas contra a pandemia fazem parte de um movimento para tirá-lo do cargo.

Ou seja: enquanto praticamente todo o mundo luta contra a pandemia, Bolsonaro segue em ritmo de eleição e com discurso político. E focado mais na economia, do que na saúde da população.

Redes sociais

Alimentada pelo discurso inconsequente de um dito líder, que está focado apenas no lado econômico dos empresários, e não na saúde da população, Bolsonaro bateu de frente com governadores, que ouvindo o ministério da Saúde, resolveram tomar as decisões que o governo federal não tomou.

Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados fecharam o comércio, estradas e aeroportos. O presidente não gostou. De olho apenas no mercado, já assinou uma MP ordenando que os aeroportos funcionam, inclusive recebendo passageiros de áreas críticas.

E não só isso: mesmo hoje fazendo pouco caso da situação, resolveu dizer que a culpa do coronavírus foi do Carnaval, bancado pelos governos do Estado. Em tempo: até hoje, ele diz que não há importância. Imagine no mês passado.

Claro, uma campanha de desinformação suja acompanhou as palavras do presidente. E quem cai no kit gay agora compartilha em correntes a culpa dos governadores e do carnaval, e não do presidente, possivelmente infectado, que neste final de semana comemorou aniversário ao lado da filha.

E se ele diz que é uma gripezinha, apesar de tudo, aproveita mais ainda ao destorcer um vídeo do médico Drauzio Varella, inimigo do governo desde que abraçou uma trans em reportagem na Globo. Agora, dando a entender que o vídeo é recente, circulam vídeo do médico, relativizando a importância do vírus. Mas o vídeo é de janeiro.

Jogo sujo. Muito sujo.