27 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Mundo

Covid-19 terá novas mutações e deve ser permanente como vírus da gripe, diz OMS

Humanidade perdeu janela de oportunidade e não terá mais como erradicar o novo coronavírus, que veio para ficar

Original de Rich Mendez, da MCNBC.

O Diretor Executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, fala em uma entrevista coletiva sobre o novo coronavírus (2019-nCoV) em Genebra, Suíça. Foto:
Denis Balibouse

A Covid-19 provavelmente “ veio para ficar”, já que o vírus continua a sofrer mutações em países não vacinados em todo o mundo e as esperanças anteriores de erradicá-lo diminuem a cada dia, disseram autoridades globais de saúde nesta terça-feira (7).

“Acho que esse vírus veio para ficar conosco e vai evoluir como os vírus da pandemia de influenza, vai evoluir para se tornar um dos outros vírus que nos afetam”. Dr. Mike Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Funcionários da OMS disseram anteriormente que as vacinas não garantem que o mundo erradique o Covid-19 como se ele tivesse outros vírus.

Importantes especialistas em saúde, incluindo o consultor médico chefe da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, e Stephane Bancel, CEO da Moderna, fabricante de vacinas da Covid , alertaram que o mundo terá que viver com a Covid para sempre, assim como a gripe.

“As pessoas disseram que vamos eliminar ou erradicar o vírus. Não, não somos, muito, muito improváveis”. Dr. Mike Ryan.

Se o mundo tivesse dado os primeiros passos para impedir a propagação do vírus, a situação hoje poderia ter sido muito diferente, disseram funcionários da OMS.

“Tivemos uma chance no início desta pandemia. Essa pandemia não precisava ser tão ruim”. Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS na Covid-19.