20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Cruz Vermelha atuará em ações no bairro do Pinheiro

Será assinado TAC com a entidade, que vai participar do Plano de Contingência elaborado para o bairro; Mais de duas mil famílias serão visitadas em levantamento

Representantes da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Governança (GGOV) participaram de uma reunião com a direção da Cruz Vermelha Brasileira, na tarde dessa terça-feira (12). Um termo de cooperação será assinado com a entidade, que vai participar do Plano de Contingência elaborado para o bairro do Pinheiro.

A Cruz Vermelha vai auxiliar a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no levantamento populacional iniciado na última segunda-feira (11).

“Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha, nos garantiu o apoio de voluntários para reforçar o trabalho psicossocial que vem sendo realizado no bairro do Pinheiro. Com o termo de cooperação, nos responsabilizaremos pelo almoço, seguro e o transporte desses voluntários”. Denis Agra, representante do GGOV.

A Cruz Vermelha usará 40 aparelhos com o aplicativo da entidade, bem como voluntários para trabalhar em gestão de risco. “Os voluntários irão às casas para registrar quem mora no local, se há mulheres grávidas ou crianças e vão colocar o georreferenciamento”, destacou o titular da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Júlio Cals, presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Rogeo Lima, secretário-geral da Cruz Vermelha Brasileira-Filial Alagoas, Agarina Mendonça, conselheira Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Raphaela Freitas, assessora técnica  do Gabinete de Governança e Carla Moura de Barros, diretora da Proteção Social Básica e Transferência de Renda da Semas, também participaram da reunião.

Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Levantamento

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) executam, desde a última segunda-feira (11), o Levantamento Populacional no bairro do Pinheiro para identificar as famílias em condições de vulnerabilidade nas áreas amarela, laranja e vermelha do mapa de feições do bairro. Mais de duas mil famílias serão visitadas durante este mês de fevereiro e início de março.

“Ainda não temos como precisar quantas famílias foram visitadas até o momento, mas a previsão é de que mais de duas mil famílias sejam visitadas. Na área vermelha, 490 famílias já passaram pela Defesa Civil e Assistência Social”. Celiany Rocha, secretária de Assistência Social.

O levantamento servirá como base para que os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no Plano de Contingência saibam onde é necessário priorizar o auxílio à população no caso de uma evacuação do bairro.

“O trabalho da Semas é conhecer as famílias, saber quem está precisando prioritariamente do auxilio da Assistência Social. Então nós vamos às casas para conversar, saber quem mora no local, quem compõe aquele núcleo familiar. Nós precisamos lidar com as pessoas, não apenas com um número ou endereço, mas, sim, saber se tem cadeirante, idoso ou criança. Precisamos conhecer as pessoas que moram no bairro do Pinheiro, que até então, não era uma área de vulnerabilidade social”. Celiany Rocha.