26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

CSA e CRB avançam na Copa do Nordeste e estão nas quartas de final

Azulão venceu metade de seus confrontos na fase de grupos e enfrentará o Botafogo-PB; Galo enfrenta o Santa Cruz e os times alagoanos decidem vaga para final fora de casa

A primeira fase da Copa do Nordeste chegou ao final neste sábado, com os times alagoanos se classificando em seus respectivos grupos. Ao empatar em 0 a 0 com o Botafogo-PB, que já estava classificado, o Galo garantiu a 3ª posição do Grupo A. O Azulão conquistou a mesma posição em seu grupo, mas precisou vencer o Altos-PI, fora de casa, por 2 a 1, com gols de com gols de Didira e Victor Paraíba.

Sobe e desce na tabela

Apenas três times chegaram a esta fase classificados (Fortaleza, Santa Cruz e Botafogo-PB). O Vitória, time que não venceu nenhuma vez em oito rodadas, conseguiu avançar. Já o Bahia, que marcou quatro pontos mais, foi eliminado com um gol do meio-campo.

A Copa do Nordeste testou um novo formato na edição 2019, Com dois grupo de oito times se enfrentando. Os quatro primeiros de cada grupo avançaram. A divisão dos clubes, no entanto, ficou bem desnivelada. Vale notar que até mesmo o último colocado do Grupo B conseguiria uma vaga no G4 do Grupo A.

No Grupo A, se juntaram a Fortaleza e Santa Cruz, CRB e Vitória. Os alagoanos ficaram o empate contra o Botafogo-PB, por 0 a 0, no Rei Pelé, em Maceió, e contaram com a derrota do Salgueiro para o Ceará, por 3 a 1, para fechar com a terceira campanha, com nove pontos. O time baiano avançou ao empatar pela sétima vez, em oito jogos, com o Náutico, por 1 a 1, no Barradão, em Salvador.

No Grupo B, com o empate, o Botafogo-PB acabou perdendo a ponta para o Ceará no saldo de gols. Os dois times terminaram com 18 pontos, mas o Vozão levou a melhor 10 a 7. A terceira vaga ficou com o CSA, que derrotou o Altos-PI, por 2 a 1, de virada em Teresina. A última vaga caiu no colo do Náutico, porque o Bahia perdeu para então lanterna Sampaio Corrêa, por 1 a 0, no Castelão, em São Luís.

Próximos confrontos

  • Fortaleza x Vitória
  • Santa Cruz x CRB-AL
  • Ceará x Náutico
  • Botafogo-PB x CSA-AL

Os times com o nome na frente jogam em casa e a CBF deve divulgar as datas do mata-mata na próxima segunda-feira (1º).