27 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Datafolha segue com cenário estável: Lula tem 45% e Bolsonaro 33% no 1º turno

No 2º Turno, o placar é de 54% a 38% para o petista

Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno da eleição presidencial de 2022, a disputa segue estável com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustentando uma vantagem de 12 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL).

O petista tem os mesmos 45% das intenções de voto marcados há uma semana, e o atual presidente oscilou negativamente de 34% para 33%. Em terceiro lugar, empatados tecnicamente, vêm Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Foi o que aferiu a nova pesquisa do Datafolha, realizada de terça (13) a quinta-feira (15).

No 2º Turno, o placar é de 54% a 38% para o petista. Ainda segundo o Datafolha, 51% dos eleitores de Ciro dizem votar em Lula num segundo turno contra Bolsonaro, e 24% afirmam apoiar o atual presidente. Não votam em nenhum dos dois 24%.

A pesquisa não foi boa para o atual presidente, que vem fazendo de tudo para reverter o atual cenário, como interver na Petrobrás, recuar no corte de gastos no Farmácia Popular, prometer ampliar o Auxílio Brasil e até mesmo adotar um tom mais moderado. Não está dando certo. A atual estabilidade mostra que, se efeito houve dos atos do 7 de Setembro, ele já está espraiado.

Para Lula, o cenário é mais positivo, mas não tanto quanto sua campanha gostaria. Nos últimos dias, o ex-presidente passou a falar abertamente em querer vencer no primeiro turno, buscando o voto de eleitores de Ciro e de Tebet.

Neste levantamento, encomendado pela Folha e pela TV Globo, o instituto ouviu 5.926 eleitores em 300 cidades. Ele foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04099/2022.