18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Datena diz que Guedes aumentou o dólar para ganhar dinheiro em paraíso fiscal

`Para Datena a offshore pode não ser ilegal mas é imoral

Datena faz criticas a Paulo Guedes pelas aplicações em paraíso fiscal

O apresentador de TV  José Luiz Datena, que é pré-candidato à presidência, criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes e estabeleceu relação direta entre a alta do dólar e os rendimentos de Guedes com offshore em paraíso fiscal.

A declaração foi feita ao vivo em seu programa Brasil Urgente, na Band, neste sábado (9).

Datena falava sobre a crise social e a alta do preço dos alimentos quando subiu o tom contra o ministro da Economia, citando as denúncias contra Guedes contidas na série jornalística Pandora Papers.

“Nosso ministro da Economia só fez subir o dólar e, por coincidência, tem uma empresa em paraíso fiscal em dólar. Durante o período que ele está no governo, ele ganhou mais de 14 milhões só com as medidas que ele toma aqui”, disparou.

Para Datena, “pode não ser ilegal, mas é imoral. Não posso dizer que ele é ladrão, safado, vagabundo, mas é imoral o que ele fez enquanto o país passa fome”, completou.

O apresentador tentou ponderar e disse que não pode “ser vil”, já que Guedes ainda não foi investigado pela revelação de que mantém offshore milionária em paraíso fiscal, mas fez um apelo para que o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), abra uma apuração do caso.

No entanto, o ministro Dias Toffoli preferiu arquivar qualquer investigação contra Paulo Guedes por conta do esquema das offshore.