20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Davi Davino Filho solicita plano de recuperação para empresas dos bairros afetados pela Braskem

Segundo dados da Fecomércio, há mais de 3,6 mil CNPJs ativos nas localidades

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (9), uma indicação de autoria do deputado Davi Davino Filho (Progressistas), que reivindica um plano de recuperação para os empreendimentos situados nos bairros de Maceió que foram afetados pela mineração de sal.

A solicitação foi feita à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, com participação da Desenvolve, com elaboração em caráter emergencial. A proposta será encaminhada pelo Poder Legislativo ao governador Renan Filho.

“Esses comerciantes fazem parte de um elo fragilizado que precisam de acolhimento e de apoio do poder público”. Davi Davino Filho (Progressistas).

De acordo com Davi Filho, desde 2018, vitimados pelas minas de extração de sal, os moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto convivem com incertezas e enfrentam o drama da desocupação e do abandono de suas raízes e vivências.

“São mais de 6,5 mil imóveis a serem evacuados, tendo entre eles uma significativa parcela de comerciantes varejistas, pequenos empreendedores e microempresários”. Davi Davino Filho.

Ainda segundo Davi Filho e dados da Fecomércio, há mais de 3,6 mil CNPJs ativos nas localidades afetadas pela mineração.

“No caso da economia nos bairros, toda uma rede comercial de serviços e varejos foi duramente atingida. Esses empreendedores tiveram que demitir colaboradores e estão sendo relocados. Se antes da pandemia o quadro já era de profunda gravidade, imagina com os problemas da covid-19”. Davi Davino Filho.

O deputado alertou, por fim, que documento publicado pelas federações da Indústria, do Comércio e da Agricultura destacou o fato de Alagoas não possuir nenhum programa que ofereça incentivo a essas empresas empregadoras, especialmente o comércio varejista.

“Agora com a tragédia da mineração, chegou a hora de o Governo do Estado, através de sua agência de fomento, conceber um plano emergencial para atender aos empreendedores e seus trabalhadores em situação de penúria”. Davi Davino Filho.