26 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

De novo! Apoiadores de Bolsonaro fecham a Avenida Fernandes Lima

Manifestantes pedem intervenção militar e gritam ‘Fora Renan, contra as medidas de combate ao coronavírus, que fecharam estabelecimento comerciais

Reprodução

Uma nova manifestação de apoiadores de Bolsonaro parou o trânsito na Avenida Fernandes Lima, em frente ao quartel do Exército, em Maceió, na manhã desta terça-feira. Com a bandeira do Brasil, os manifestantes cantaram e dançaram ao som de músicas enaltecendo o presidente, gritando ‘fora Renan’ e defendendo a intervenção militar.

Tudo isso sem serem importunados por nenhuma autoridade – nem pelo fato de descumprirem decreto governamental que proíbe aglomerações, nem pelos transtornos causados à população, com o fechamento da pista. Nem mesmo a presença da SMTT foi vista no local. Por algum tempo, apenas a faixa azul ficou liberada pelos manifestantes. .

No carro de som, as músicas executadas são de campanha pró-Bolsonaro, ainda citando o 17 (número pelo qual se elegeu presidente). Nas vozes dos manifestantes, além do apelo à intervenção do Exército (contra quem ou o que, ninguém sabe), os gritos de ‘fora Renan’ remetem a um protesto antecipado contra o novo decreto de medidas de combate ao coronavírus, previsto para ser publicado hoje.

Há a expectativa de que, diante da crescente escalada de casos de coronavírus no Estado, com mais de 230 mortes, o governo estadual vai endurecer ainda mais as medidas, podendo estabelecer, em decreto, regime de ‘lookdown’, termo usado para situações de paralisação total de setores e de circulação de pessoas, e de mair rigidez nas regras de combate à pandemia.

Após algum tempo parados em frente ao Exército, os manifestantes deixaram o local em carreata.

Confira as imagens gravadas pela jornalista Nathália Souza: