24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Desembargador Marcelo Vieira assume nesta segunda a presidência do TRT/AL

Ele é o primeiro alagoano a chegar à presidência da corte neste Estado

Desembargador Marcelo Vieira é o primeiro alagoano a chegar a presidência do TRT/AL

Toma posse na tarde desta segunda-feira, 30 na presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o  desembargador Marcelo Vieira. Ele é o primeiro alagoano a assumir o comando da corte.

Vieira terá como vice-presidente o desembargador João Leite de Arruda. A cerimônia terá início às 16h e ocorrerá de forma semipresencial, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Os convidados que confirmaram presença receberam o link de acesso para participar virtualmente da sessão, que também será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRT/AL no YouTube.

Marcelo Vieira tomou posse no cargo de desembargador no dia 10 de julho de 2014, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da OAB.

Vieira e seu vice foram eleitos em sessão administrativa telepresencial realizada no último dia 9 de setembro. Na cerimônia desta tarde a desembargadora Vanda Lustosa será empossada no cargo de ouvidora e o desembargador Pedro Inácio da Silva, como diretor da Escola Judicial do TRT/AL.

Marcelo Vieira –  Em sua trajetória profissional, atuou por mais de 20 anos na advocacia trabalhista, tendo exercido o cargo de juiz classista do TRT/AL no período de 1998 a 2001. É pós-graduado em Direito Processual pelo Cesmac e em Direito do Trabalho Individual-Coletivo-Processual pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Cursou a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL) e a Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 19ª Região (EMATRA). Foi ouvidor do TRT/AL e, na atual gestão, é vice-presidente e corregedor regional.

O futuro vice-presidente e corregedor João Leite é desembargador do TRT/AL, promovido por antiguidade, desde abril de 2002. Foi juiz nas Varas do Trabalho de Penedo, São Luiz do Quitunde, 3ª e 5ª Unidades da Capital. Foi ainda diretor da Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 19ª Região (Ejud 19) nos períodos de 1995 a 1999 e 2015 a 2016, e exerce essa função na atual gestão. Já presidiu o TRT/AL no biênio 2006/2008.