28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Detran/AL: Transferência de propriedade e 1º emplacamento voltam a ser realizados presencialmente

Atendimento presencial voltou a ser feito nesta segunda-feira mediante agendamento online

Atendimento presencial voltou a ser feito nesta segunda-feira (28) mediante agendamento online. Foto: Maria Alliny Torres

Em cumprimento ao Decreto Estadual publicado em 20 de abril que, entre outros termos, estabeleceu a reabertura de concessionárias e revendedoras de veículos, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) deu início, nesta segunda-feira (28), ao atendimento presencial para os serviços de primeiro emplacamento e transferência de propriedade veicular.

O atendimento está sendo oferecido exclusivamente na sede da autarquia, em Maceió, através de agendamento online disponível pelo site do Detran/AL. Assim, só serão atendidos aqueles usuários que tiverem o serviço previamente agendado no site.

Além disso, diversas medidas preventivas foram adotadas na sede como forma de prevenção à Covid-19. O acesso foi limitado a uma pessoa por veículo e o uso da máscara de proteção é obrigatório.

Atendimento

Ao entrar no portal, o usuário irá encontrar duas opções de agendamento: a primeira, para os que já realizaram a vistoria, e a segunda, para os que não. Ele deve selecionar a opção adequada e dar continuidade ao agendamento preenchendo os dados necessários.

Nesta segunda-feira foram realizadas 33 vistorias veiculares, etapa essencial para o cumprimento dos dois serviços. O tempo médio de atendimento entre a vistoria e a entrega do documento foi de 25 minutos.

É importante que, antes de se dirigir ao atendimento presencial, o cidadão entre no site do Detran/AL e verifique a documentação exigida para concluir o serviço. Basta ir na aba “Serviços”, “Veículo” e “Procedimentos”. Lá, ele irá encontrar os documentos que ele deve ter em mãos para realizar o procedimento desejado.

O Detran/AL ainda informa que a realização desses serviços não é obrigatória no momento, tendo em vista a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a interrupção, por tempo indeterminado, do prazo para o proprietário realizar os procedimentos de transferência de propriedade do veículo e emplacamento de veículos novos.

Em caso de dúvidas sobre o atendimento, os usuários devem entrar em contato com o Call Center através do número (82) 3315-1533.