27 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Detran divulga lista de empresas credenciadas para estampar novas Placas

Modelo entrou em vigor no estado desde a segunda-feira (17) e só será obrigatório em alguns casos; saiba quais

As novas Placas de Identificação Veicular (PIV) estão entrando em vigor em todo o território nacional. Em Alagoas, o novo modelo começou a ser implantado a partir da última segunda-feira (17) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) já disponibilizou, através do site da autarquia, a lista de empresas credenciadas para estampar a nova placa.

O novo modelo será obrigatório nos casos de primeiro emplacamento, mudança de estado ou município e em situações de roubo, furto, extravio da placa, mudança de categoria do veículo ou algum dano que dificulte a leitura. Os carros com a atual placa cinza podem circular normalmente até o final da vida útil do veículo.

“É importante lembrar que a placa não é necessária e obrigatória para todos os veículos, por isso, não é preciso correria para mudar. As alterações podem ser feitas com calma e  só em alguns casos é que a mudança será necessária, evitando, assim, filas e mais gastos para o dono do veículo”. Janaína Gama. subchefe de apoio ao usuário de veículos.

A nova placa segue o padrão de quatro letras e três números, além da mudança na cor de fundo, que passa a ser branca. A cor dos caracteres identifica a categoria do veículo.

O preto, por exemplo, caracteriza veículos de uso particular, o vermelho é utilizado para os de uso comercial e aprendizagem, o azul para veículos de uso da administração pública, o dourado para veículos de uso diplomático, o verde para veículos em teste e o prata para aqueles com mais de 30 anos.

Leia mais
Placas de carro com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país

Credenciadas

É possível verificar quais empresas estão credenciadas para estampar o novo modelo no portal on-line do Detran de Alagoas. Basta acessar o site, ir na aba “Serviços”, “Veículo”, “Consultas e “Estampadoras de Placas”.

Lá, o usuário encontrará as empresas por meio da identificação “AUTORIZADA PARA EMISSÃO DA PIV (Placa de Identificação Veicular)”, que estará ao lado dos nomes, e poderá conferir a razão social, endereço e telefone para contato.

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, um ponto positivo dessa mudança é o livre mercado adotado para o requerimento do serviço.

“Cabe ao Detran credenciar as empresas e elas vão disputar esse mercado. A tendência, com uma maior quantidade de empresas se cadastrando, é que o preço do emplacamento tende a diminuir”. Adrualdo Catão, diretor-presidente.

Ele ainda informa que o órgão irá trabalhar numa pesquisa de preço que será disponibilizada no site, com o propósito de para apresentar ao cidadão um indicativo de valores cobradas para a adaptação veicular.