29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Dia D do Outubro Rosa em Maceió leva ações de prevenção às unidades de referência neste sábado

Atividade intensifica medidas para o diagnóstico precoce do câncer de mama em oito unidades de saúde no horário das 8h às 13h

A Prefeitura de Maceió prepara, para o próximo sábado (23), uma grande movimentação para intensificar as ações do Outubro Rosa, campanha que durante todo este mês vem dando destaque à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Definido como o Dia D da campanha, o sábado terá uma série de atividades programadas para acontecer nas oito Unidades de Referência em Saúde (URS) da cidade, colocando à disposição das maceioenses serviços voltados à saúde da mulher.

“As unidades de saúde do Município estão preparadas para receber as usuárias do SUS o ano inteiro, contando, inclusive, com o suporte de serviços próprios de mamografia e uma boa rede de prestadores nessa área. No Dia D, porém, esses serviços serão intensificados, para que possamos ampliar ainda mais o cuidado que as maceioenses merecem”. Célia Fernandes, a secretária municipal de Saúde.

Secretária Célia Fernandes destaca serviços disponibilizados. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha – que tem o slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” – tem a finalidade de despertar o público feminino para a necessidade do autocuidado, da adoção de práticas saudáveis e de cuidados regulares com a saúde, visando reduzir os riscos de aparecimento de tumores e mortalidade pelo câncer mamário, que é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o país.

Programação

Oito unidades estarão com suas portas abertas no Dia D, das 8h às 13h, para atender as usuárias com atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e cuidados com a saúde. Confira as unidades participantes da ação do Dia D do Outubro Rosa e a programação das atividades:

  • URS Dr. Diógenes Jucá Bernardes (2º Centro) – Praça da Maravilha, no Poço
  • URS Roland Simon – Rua Cabo Reis, no Vergel do Lago
  • URS Pitanguinha – Travessa Waldomiro Breda, 369, Pitanguinha
  • UBS Dr. Antônio de Pádua – Alameda Carmelita Omena de Farias, Petrópolis
  • URS João Paulo II – Rua Manoel Viana de Oliveira, Jacintinho
  • URS Dr. Hamilton Falcão – Rua A-40, Benedito Bentes
  • URS Dr. Ib Gatto Falcão – Rua da Floresta, Tabuleiro
  • URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos – Conjunto Alfredo Gaspar de Mendonça, Rua Igessy Marinho Rocha, Jacarecica
URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, será uma das unidades engajadas no Dia D. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS

PAM Salgadinho atende servidoras

Maior unidade especializada do Estado, o PAM Salgadinho também terá, especialmente neste sábado (23), atividades direcionadas para a campanha do Outubro Rosa, mas apenas para as servidoras do Município.

A ação integra a programação que vem sendo realizada desde o último dia 18, com a oferta de exames de citologia oncótica, colposcopia e mamografia. A oferta de serviços se estende ainda ao Laboratório Clínico de Maceió – Laclim, onde será disponibilizada, dentro da campanha, a realização de exames para 100 usuárias.