25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Dois jovens estão sendo monitorados em Arapiraca com a varíola dos macacos

Os dois casos estão sendo analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Laven/AL).

Os jovens de 20 e 21 anos são residentes do bairro de Canafístula

Dois casos de varíola dos macacos estão sendo monitorados desde esta sexta-feira, 12, pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, no Agreste alagoano.

Segundo as informações os dois casos estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs). Os pacientes são duas pessoas do sexo masculino, com 21 e 22 anos, residentes do bairro Canafístula.

O primeiro caso apresentava lesões postulares na região do corpo com lesões também em região genital, sem relato de febre. O segundo caso apresentava lesões pustulares e com crostas na região do corpo, com relato de febre de início súbito. Todos os dois não apresentam sinais de gravidade.
As amostras das lesões foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Laven/AL) para análise.
Ainda não há previsão de vacinação em massa contra a doença em nenhum país no mundo, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é improvável que a medida seja necessária para combater o surto. Provavelmente, apenas grupos prioritários receberão o imunizante.