20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Doria marca para esta terça o anúncio da eficácia geral da CoronaVac

Indonésia já liberou uso emergencial e anunciou eficácia de 65,3%

O Instituto Butantan anunciará nesta terça (12) o dado de eficácia geral da CoronaVac, potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil pelo instituto paulista.

A divulgação de novos dados da fase 3 dos testes do imunizante foi confirmada pelo governador de São Paulo, João Doria, e pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Na última quinta-feira (7), João Doria, ao lado do presidente do Butantan, Dimas Covas, anunciou em entrevista que a vacina tinha eficácia de 78% a 100% contra o coronavírus em desfechos secundários e que a potencial vacina foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e moderados de Covid-19.

Porém, pesquisadores e especialistas cobraram mais dados da fase 3 do testes, principalmente a eficácia geral do imunizante, que consiste na comparação do número de “eventos” (pessoas doentes) nos grupos vacinado e placebo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma taxa mínima de 50% de eficácia. Em entrevista à Rádio CBN, João Doria disse que uma entrevista com o corpo técnico do Instituto Butantan, às 12h45 (de Brasília) de terça, esclarecerá as dúvidas levantadas após a divulgação inicial.

Indonésia

A Indonésia autorizou nesta segunda (11) o uso emergencial da vacina CoronaVac. Além da liberação, a Indonésia anunciou que a eficácia da vacina nos testes conduzidos do país foi de 65,3% em resultado preliminar. A fase 3 contou com 1.620 voluntários.

“Com base nos dados e considerando a orientação da (Organização Mundial da Saúde), o CoronaVac atendeu aos requisitos para obter a autorização para o uso da vacina”. Penny Lukito, chefe da Agência de Monitoramento de Alimentos e Medicamentos da Indonésia.

A CoronaVac teve testes realizados também no Brasil e na Turquia. Na Turquia, resultados preliminares indicaram eficácia de 91,25% em resultados preliminares dos testes com 7.371 voluntários.