28 de novembro de 2020Informação, independência e credibilidade
Alagoas

É mentira que o TRE/AL anulou a eleição de municípios em Alagoas

Corrente de fake news com conteúdo semelhante se espalhou em diversos estados do Brasil

Circula em grupos de WhatsApp que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagas teria anulado as eleições em diversos municípios, por causa de uma falha no sistema de apuração dos votos. Isso é mentira.

As mensagens que estão viralizando tentam simular a manchete do Portal G1, o portal de notícias da Globo. O texto aparece em negrito sendo acompanhado de um link do portal. Contudo, o texto em negrito não se refere a uma manchete real, e nem msmo o link rediciona para qualquer matéria em específico.

Essa informação falsa, uma fake news que vem sendo compartilhada indiscriminadamente, não vem acontecendo apenas em Alagoas, mas em diversos outros estados do Brasil. Portanto, tome cuidado.

Uma vez que muitas pessoas acabam se informando apenas por títulos, e não abrem os links que estão sendo compartilhados, devido ao teor alarmista e senso de urgência da informação, elas acabam acreditando e repassando a mensagem, colocando em dúvida a confiabilidade do processo eleitoral.

Atraso na apuração

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou na terça (17) que o atraso na totalização e divulgação dos votos não deve ocorrer no segundo turno das eleições, marcado para 29 de novembro. A conclusão está em uma nota técnica divulgada pelo tribunal, na qual a Corte também garante que o problema está sendo resolvido.

“Equipes técnicas do TSE e da Oracle entendem que a falha no plano de execução no primeiro turno não se repetirá no segundo turno, em 29 de novembro, tendo em vista que o otimizador já está calibrado para processar um volume maior de informações de forma célere”. Relatório do TSE.

No domingo (15), o atraso de três horas na divulgação dos resultados foi provocado pela falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador, operado pela empresa de tecnologia Oracle. Diante do problema na leitura dos dados, um dos oito processadores travou e a totalização apresentou lentidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.