Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis, pneus e recicláveis que são descartados de forma irregular. O equipamento, operado por três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água.
“Temos cuidado bastante do bairro do Vergel, da Lagoa Mundaú e também da nossa orla. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar neste ecossistema, prejudicando o meio ambiente”, ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.
Durante o verão, o equipamento participou de ações com foco nas piscinas naturais, intensificando o recolhimento nas segundas-feiras a fim de captar tudo que foi deixado para trás por visitantes. Já na Lagoa, o esforço é realizado no mangue, objetivando preservar e permitir que as espécies deste bioma voltem a se desenvolver.