25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Eduardo Bolsonaro exalta Supremo de El Salvador ser destituído pelo presidente

Rodrigo Maia considerou ‘grave’ o comentário do filho 03, que já falou em fechar o STF usando um soldado e um cabo

Todos os juízes da Suprema Corte de El Salvador foram removidos, depois que a nova Assembleia Legislativa do país centro-americano formou maioria para destituir cinco juízes e do procurador-geral.

Estes seis tomaram decisões contrárias ao presidente Nayib Bukele, que considerou a ação com uma “limpeza da casa”. E Eduardo Bolsonaro celebrou esse acontecimento.

“PR de El Salvador tem maioria dos parlamentares em seu apoio. Agora, o Congresso destituiu todos os ministros da suprema corte por interferirem no Executivo, tudo constitucional. Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem”. Eduardo Bolsonaro, deputado federal.

Além de ser filho do presidente Jair Bolsonaro, que neste final de semana surfou na onda de manifestações de apoio ao executivo brasileiro, que entre outros, pedia a ajuda do Exército contra governadores e o fechamento do STF, o 03 deputado federal diretamente tem histórico com a causa.

Em 2018, Eduardo Bolsonaro afirmou que “bastam um soldado e um cabo para fechar o STF (Supremo Tribunal Federal)”. Seu pai ainda era candidato à Presidência na época e a declaração dele, captada em vídeo, veio à tona a uma semana do 2º turno.

“Cara, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não. O que é o STF? Tira o poder da caneta de um ministro do STF. Se prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor do ministro do STF, milhões na rua”? Eduardo Bolsonaro.

Em uma das primeiras reações ao tweet, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), considerou o comentário do filho do presidente como muito grave”.