26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Educação promove encontro com diretores para retorno às aulas presenciais em Maceió

Espaço tem como objetivo tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas ao ensino híbrido, previsto para 23 de abril

Diretores da rede municipal estiverem presentes no evento. Fotos: Ascom Semed

Com a volta às aulas previstas para 23 de agosto, a Prefeitura de Maceió tem realizado um importante diálogo com os profissionais da educação.

Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando dois dias de encontro com os diretores das  unidades da rede, pautando dúvidas e esclarecimentos sobre o retorno.

O encontro aconteceu hoje (10) e tem continuidade nesta quarta-feira (11) no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria, abrangendo os turnos da manhã e tarde.

Os encontros foram divididos em regiões administrativas, de forma a atender todas as unidades escolares do município. Foi convidado um representante de cada instituição, assegurando o distanciamento social, aferição de temperatura, uso de álcool em gel e demais medidas sanitárias.

Além de evidenciar as diretrizes gerais para a volta às aulas, o espaço também abrange as especificidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e da Educação Especial. Segundo a diretora de gestão educacional, Maria José Alves Costa, o acolhimento dos diretores da rede é  fundamental para o sucesso do ensino híbrido presencial.

Diretora de gestão educacional Maria José

“A Semed está promovendo esse encontro de gestores para que haja orientações pedagógicas para o retorno à presencialidade. E para além disso, esse momento trata-se de um acolhimento necessário para os diretores, sendo esse diálogo necessário para o retorno às aulas presenciais que acontecem este mês.

Uma parte das orientações partem do guia de protocolos para o retorno das aulas presenciais, que foi produzido pela diretoria da gestão educacional e coordenadorias da Secretaria de Educação.

De acordo com Juliane Medeiros, coordenadora do Ensino Fundamental, é importante que todas as dúvidas e esclarecimentos da direção das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do município, devem ser sanadas com toda a celeridade.

“Nós organizamos esse momento com os gestores para minimizar possíveis dúvidas que ainda existam. O retorno às aulas é um desafio tanto para a rede, quanto para o Brasil, e, portanto, queremos apoiar todas as instituições, para que tudo aconteça da melhor forma possível”. Juliane Medeiros.

O resultado de ações como essas é a confiança dos profissionais da educação com o retorno do ensino híbrido. Com espaços como esse, a diretora Soraya Karine Nogueira, do Cmei Maria do Socorro, explica que se sente mais segura e confiante.

“Esse espaço vai esclarecer muitas dúvidas, e, com isso, nos dará mais conforto e segurança. Esse encontro presencial é importante para unir a secretaria junto às escolas, porque depois de tanto tempo, esse encontro traz segurança para nós diretoras. A expectativa é grande, pois sabemos da necessidade das crianças estarem na escola, e através desse canal com a Secretaria de Educação, estou com a expectativa que tudo saia da melhor maneira possível”. Soraya Karine Nogueira.