29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Em um ano, ações da SMTT reduzem em 6,8% os acidentes de trânsito em Arapiraca

Resultado disso foi a redução em mais de 700 casos atendidos no ano de 2021

As ações de fiscalização e educação para o trânsito, coordenadas Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), proporcionam melhorias nas vias, além de uma maior consciência por parte dos motoristas, são os fatores que colaboraram com o menor índice de acidentes de trânsito.

O resultado disso foi a redução em mais de 700 casos atendidos no ano de 2021.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), órgão parceiro nas ações, revelam que em 2021 houve uma redução de 770 no total de vítimas de acidentes de trânsito com base no atendimento do Hospital de Emergência do Agreste. Em 2020, foram registrados 11255 e no ano seguinte 10485 de acidentados.

Os bons números não são fruto somente da rigidez da fiscalização. A queda na quantidade de vidas perdidas em acidentes é explicada também pelo aumento das ações educativas, que se mostram fundamentais para a promoção da paz no trânsito.

Para o superintendente do órgão, Josenildo Souza, a redução no número total de acidentes de trânsito é reflexo de uma série de ações implementadas como as campanhas educativas, intensificação da fiscalização e as medidas de engenharia de tráfego.

“O conjunto desses fatores tem contribuído para a segurança dos pedestres, motociclistas e condutores, diminuindo a ocorrência de acidentes. Ainda é preciso que cada um de nós tenha consciência da responsabilidade de proteger vidas, evitando acidentes que possam causar mortes e sequelas graves às pessoas. A SMTT segue trabalhando intensamente com o apoio do prefeito Luciano Barbosa, da gestão atual e dos nossos parceiros, para que esse índice só diminua”. Josenildo Souza.

As ações da Campanha Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito com o SMTT pra Você trouxeram resultados expressivos e positivos, tornando-se referências nacional em segurança e educação no trânsito, além disso, o órgão equipou as frotas, resgatou a autoestima dos Agentes de Autoridade de Trânsito, criou o Policiamento Especializado de Trânsito e diversas outras ações que promovem mobilidade urbana e acessibilidade.

“É muito importante a integração entre o órgão executivo de trânsito e as superintendências municipais, com o objetivo de intensificar e ampliar o alcance das ações preventivas de acidentes. Dados como estes reforçam a importância da parceria entre todas as instituições que de alguma forma trabalham para salvar vidas no trânsito”. Adrualdo Catão, Diretor Presidente do DETRAN/AL.