Promover qualificação para gerar mais oportunidades de emprego e renda. Esse é o objetivo do Programa Emprega Mais Alagoas, que acaba de ultrapassar a marca de mais de mil certificados entregues nos últimos 12 meses.
Só de janeiro até agora, 760 trabalhadores que receberam qualificação em diversas áreas de forma gratuita. Esse ano foram contemplados trabalhadores de Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Japaratinga e Pilar.
Para celebrar essa marca histórica, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, Seteq, promoveu a entrega de 120 certificados na última quarta-feira (30) em cerimônia no Palácio República dos Palmares. O governador Paulo Dantas foi representado pelo secretário de Governo Vitor Pereira, que destacou a importância da qualificação para os trabalhadores alagoanos.
“Para nós, o Emprega Mais representa a inclusão por meio do emprego de muitos alagoanos que procuram qualificação. É uma das grandes conquistas do nosso Governo. Nós temos a 2ª menor taxa de desemprego do Nordeste, crescemos 6,5% no ano passado e só vamos crescer mais 3,5% este ano qualificando nossos trabalhadores. Hoje uma das pautas da política é o empreendedorismo, então nós precisamos qualificar nossa força de trabalho para o trabalho formal e também para empreender. Nós vamos continuar nesse ritmo porque sabemos que essa é a característica do Governo de Alagoas e do governador Paulo Dantas”.
O secretário também anunciou que o programa Emprega Mais Alagoas será ampliado em 2025 com o Emprega Mais Campo, para qualificar mão de obra para o agronegócio do estado.
“O governador Paulo Dantas já autorizou lançarmos a segunda fase do Emprega Mais Alagoas. Vamos criar o Emprega Mais Alagoas no Campo, que é levar qualificação profissional para as pessoas que moram no campo. A ideia é qualificar esses trabalhadores para manusear máquinas agrícolas, por exemplo, para que os trabalhadores possam utilizar a tecnologia no campo..
Marca histórica
Na cerimônia desta quarta-feira foram entregues certificados a 120 trabalhadores que representaram os 1.111 que já participaram do programa. Estiveram presentes representantes de Maceió, Japaratinga, Maribondo e Marechal Deodoro. A secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, destacou a importância da qualificação para os trabalhadores alagoanos:
“O Emprega Mais Alagoas é um programa que tem como objetivo qualificar o trabalhador alagoano que busca o primeiro emprego, quer uma qualificação adicional ou até uma recolocação no mercado de trabalho. Após ouvirmos a demanda da região, firmamos parcerias com as prefeituras para oferecer de forma gratuita cursos de qualificação de acordo com as necessidades locais e o resultado é bom para todo mundo, inclusive para a economia do estado”.
O secretário executivo da SETEQ, Erik Silveira, também ressaltou como o Emprega Mais Alagoas pode acelerar ainda mais o crescimento econômico do estado.
“Nossa missão na Seteq é ampliar as políticas públicas, seguindo as diretrizes do governador Paulo Dantas, para contribuir com o crescimento econômico de Alagoas e melhorar ainda mais os índices do nosso estado. Ao oferecer qualificação, também contribuímos com a indústria, o comércio e damos oportunidade para aqueles que querem empreender. A segunda fase do programa, antecipada hoje pelo secretário Vitor, tem foco no campo e também será um sucesso”.
Novas oportunidades na indústria
Dentre os participantes da entrega desta quarta-feira, também estiveram presentes trabalhadores de Marechal Deodoro, que concluíram no dia 29 de outubro a qualificação para diversos cargos na indústria como operador de empilhadeira, logística e assistente administrativo e RH por exemplo.
As aulas foram em parceria com a prefeitura de Marechal Deodoro. Ao todo foram 231 trabalhadores qualificados na cidade e que estarão aptos a trabalhar no Polo Industrial de Marechal Deodoro.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, o Cacau, e o prefeito eleito André Bocão também estiveram na cerimônia. Também participaram da solenidade o prefeito de Japaratinga, Déo; o vereador por Maceió, Joãozinho; e o pastor Jacques Balbino.