25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Empresários rejeitam lockdown e sugerem alternativas para conter coronavírus em Alagoas

Faturamento do setor sofreu uma queda de 20% a 50% desde o início da pandemia

Representantes de empresários dos setores de comércio e serviços se reuniram para discutir medidas de restrição para conter o avanço da pandemia do coronavírus. O consenso, no entanto, é único: tudo deve ser feito para evitar a necessidade de um fechamento total.

O encontro acontece um dia após o de Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió se reunirem com a categoria, no Palácio República dos Palmares. Daquela vez, nenhuma nova medida em relação ao Plano de Distanciamento Social Controlado, especialmente um lockdown, ficou definida.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, ressaltou ser “necessário que neste momento não marginalizemos nenhum segmento diante da sociedade”.

Leia mais: Decretos mais rígidos num país sem vacinas são a solução, mas interesses econômicos insistem em paliativos

O governo de Alagoas e a prefeitura de Maceió ainda não determinaram novas restrição, mas avaliam medidas que podem ser tomadas para frear a pandemia. A média móvel de mortes no estado entrou em alta e chegou a 18% na terça (2).

“A nossa preocupação maior é a saúde, são as vidas de todos, mas acontecerá uma perda muito grande de empregos e um fechamento de empresas no nosso estado se houver o fechamento”. Marcos Tavares, vice-presidente da Associação Comercial.

De acordo com a Abrasel, o faturamento do setor sofreu uma queda de 20% a 50% desde o início da pandemia.

Alternativas

Após deliberações, foi sugerido que a categoria pode contribuir com a diminuição desse contágio, fazendo algumas medidas como restrições de horários, diminuição de horários e maior nas políticas de rigidez dos protocolos de saúde. Veja os novos horários sugeridos pelos empresários, por setor:

Centro de Maceió

  • Como é: 8h às 18h (de seg a sex); 8h às 14h (sábado)
  • Como ficaria: 9h às 17h (de seg a sex); 8h às 13h (sábado)

Shoppings

  • Como é: 10h às 22h
  • Como ficaria: 11h às 21h

Bares e restaurantes

  • Como é: cada empresário define horário próprio
  • Como ficaria: funcionamento até meia-noite para todos

Demais setores produtivos

  • Proibição de funcionamento de meia-noite às 5h.