
Cerca de 14 empresas francesas planejam investir no Brasil, R$ 100 bilhões nos próximos 5 anos, após encontros realizados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em visita a França.
Os valores foram revelados pelo presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, durante o encerramento do Fórum Econômico Brasil-França, em Paris.
O dirigente da ApexBrasil declarou ainda que o valor foi anunciado ao presidente Lula pelos empresários.
A proposta de investimento foi apresentada pelo presidente do conselho de administração da Engie, Jean-Pierre Clamadieu, que também integra o conselho da Business France, espécie de versão francesa da Apex. Com sede na França, a Engie está entre as maiores empresas privada de energia do Brasil.
O presidente brasileiro destacou a iniciativa das empresas francesas e comemorou o fato de que em suas viagens sempre tembuscado enfatizar o resultado comercial trazido por sua presença pessoal, como ocorreu na China, no mês passado.
Lula encerrou o fórum manifestando o interesse de reforçar laços com a França. O evento contou ainda com as participações de vários empresários brasileiros, que pretendem expandir seus negócios em solo francês.