19 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipe da Escola Sesi Cambona vence desafio internacional de Robótica

FTCAMB é primeiro lugar na categoria Connect Award da Pacific Open Championships.

Alunos e professores da FTCAMB comemoraram conquista na madrugada desse domingo, 11 | Assessoria

A madrugada desse domingo (11) foi de grande expectativa para alunos e professores da Escola Sesi Cambona. Após o anúncio oficial, a certeza de que a espera valeu a pena: a equipe de robótica FTCAMB foi a vencedora do Prêmio Conexão (Connect Award) da Pacific Open Championships 2021.

Este ano, a competição promovida pelo programa internacional FIRST® Robotics foi sediada na Austrália e ocorreu totalmente on-line. A conquista dos alunos do Sesi Alagoas, após três madrugadas na escola devido ao fuso-horário, acontece pouco depois de a FTCAMB ter vencido a premiação na mesma categoria do Festival Sesi de Robótica, promovido no Brasil pelo Sesi Nacional, classificando-se para o mundial.

Apenas duas equipes brasileiras foram selecionadas para o desafio internacional: a FTCAMB, de Alagoas, e Geartech Canaã, da Escola Sesi Canaã, de Goiás. O prêmio Connect Award, conquistado pelos alagoanos, reconhece a equipe que mais se conecta à comunidade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). “Realizamos conexões com o Google, Nasa e CERN (European Organization for Nuclear Research), o que tornou nossa equipe única, mundialmente”, disse a aluna Ana Júlia Monteiro, do 3° ano do ensino médio.

Vibração

Para a diretora de Educação, Inovação e Tecnologia do Sesi e Senai, Cristina Suruagy, o 1º lugar em um prêmio de uma competição internacional de robótica é a prova de que a Rede Sesi Senai de Educação de Alagoas está preparada para dar asas aos voos dos alunos.  “Todas essas participações são sempre muito desafiadoras, com níveis altos de concorrência e exigências. Não tem como não vibrar com esses resultados, impossível não ficar orgulhosa da Educação da nossa Rede Sesi”, ressaltou.

Cristina destacou, ainda, o trabalho dos instrutores de robótica. “Aqui, quero parabenizar nominalmente a eles: professor Eduardo, professor Dantas, Rian, Joab e Matheus, muitos deles já foram nossos alunos, viveram essas experiências vitoriosas conosco e, atualmente, multiplicam seus conhecimentos e experiências para novos alunos… a vocês, os nossos aplausos!”, concluiu.

Experiências

O professor de Robótica da Rede Sesi Senai de Alagoas, Eduardo Monteiro, explica que a competição exige mais do que a construção de um robô. “O Prêmio Conexão traz, para dentro da equipe, profissionais e empresas que trabalham com a metodologia [STEAM], estou falando das áreas de matemática, ciências, tecnologia e pesquisa. A equipe está muito forte nessa relação”, afirmou.

Segundo ele, o torneio proporcionou aos estudantes conexão direta com empresas grandes, como Google, Nasa e CERN. “Os meninos tiveram videochamadas com pesquisadores de grandes universidades e isso mostra o quão importante é esta competição, que aproxima os estudantes desses profissionais dessas áreas, de grandes empresas”, finalizou.