14 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Escolas da rede estadual acolhem donativos e famílias desabrigadas em Alagoas

Três unidades da capital estão servindo de abrigo; Seduc reorganiza calendário para reposição das aulas aos sábados

Escola Tarcísio de Jesus, no Trapiche, recebeu famílias. Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Diante do cenário provocado pelas chuvas que atingiram Alagoas no último final de semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também dá sua parcela de contribuição no acolhimento das famílias diretamente afetadas, disponibilizando suas unidades escolares para servirem de abrigo.

Até o momento, três escolas da capital seguem com as atividades suspensas para abrigar quem precisou deixar sua casa e não tinha para onde ir.

Na parte baixa da capital, as escolas estaduais Maria Rita Lyra de Almeida, Tarcísio de Jesus, ambas no bairro Trapiche da Barra, e Padre Cabral, em Fernão Velho, tiveram as aulas suspensas para abrigar as famílias.

Toda a logística para acolhimento às vítimas das chuvas foi providenciada pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino, Gerências Especiais de Educação (GEEs) e respectivas gestões escolares. Todas as unidades com aulas suspensas devido às chuvas terão calendário de reposição aos sábados, segundo a superintendente Dileusa Costa.

“Na escola Padre Cabral, todas as famílias abrigadas já desocuparam a escola, que, agora, organiza-se para o retorno às aulas nesta quarta-feira (12). Com isso, as aulas dessa segunda e terça-feira serão repostas aos sábados. Já as escolas da 1ª Gerência Especial de Educação ainda abrigam as famílias, mas a Tarcísio de Jesus, aos poucos, já está sendo desocupada”.

Vistorias em escolas

E em outras nove escolas da rede estadual, a Seduc registrou dificuldades decorrentes da ação das águas, em Maceió e no interior. Na capital, as escolas afetadas foram a Theotonio Vilela Brandão, localizada no bairro do Poço, e a José da Silveira Camerino, no Cepa; em Marechal Deodoro, as escolas Rosa Maria Paulino da Fonseca e José Correia da Silva Titara; na região Norte, as escolas Saturnino de Souza, em Matriz do Camaragibe, e Messias de Gusmão, em São Luiz do Quitunde; em Joaquim Gomes, a Escola José Máximo; e no Pilar, a Escola Oliveira e Silva.

“As escolas que sofreram algum tipo de avaria estão passando por uma vistoria. E também já providenciamos a limpeza geral dessas unidades para, dessa forma, normalizarmos as atividades”.

Gremistas da Escola Princesa Isabel com os donativos arrecadados. Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Doações

As chuvas que atingiram Alagoas no último final de semana e afetaram mais de 25 mil pessoas uniram o estado em uma corrente de solidariedade e reconstrução para ajudar as famílias que tiveram que sair de suas casas. Na rede estadual, não é diferente e algumas escolas já iniciaram campanha para arrecadação de donativos.

Em uma iniciativa de grêmios estudantis em parceria com as equipes gestoras de escolas, uma campanha foi iniciada para arrecadação de donativos para as famílias afetadas, o que inclui itens como alimentos não perecíveis, água potável, roupas, agasalhos, brinquedos e materiais de higiene. Algumas escolas estaduais também receberam vítimas das enchentes que estão desalojadas e sem para onde ir.

Onde doar

Maceió

Escola Estadual Theonilo Gama: Rua Coronel Paranhos, Jacintinho;

Escola Estadual Princesa Isabel: Avenida Fernandes Lima, s/n, Cepa;

Arapiraca

Escola Estadual Senador Rui Palmeira: Rua Manoel Nunes Neto, 80, Capiatã;

União dos Palmares

Escola Estadual Dr. Carlos Gomes: Av João Lyra Filho, s/n, Roberto Correia de Araújo

Murici

Escola Estadual Professora Benedita Maria Rufino das Chagas Coelho: Conjunto Habitacional Olavo Calheiros Quadra Q, s/n