26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Escolas Municipais de Maceió retomam atividades presenciais na próxima segunda

Prefeitura definiu um checklist a ser cumprido para que aulas presenciais retornem com segurança

Estrutura das Escolas estão sendo reformadas com adequações, pintura e manutenção das unidades escolares Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

As escolas da rede municipal de ensino estão nos preparativos finais para receber os alunos, que retomam as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 23, no formato híbrido.

As unidades de ensino receberam equipamentos de proteção individual (EPI) para garantir o retorno seguro a estudantes e servidores. Os prédios também contaram com reformas estruturais e adequações, como serviços de capinação, pintura e manutenção em geral.

Além disso, todas as escolas receberam tapetes sanitizantes, renovação de mobília e recolhimento de equipamentos inservíveis. Para garantir o distanciamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias como forma de conter o número de casos da Covid-19, será feito um revezamento com frequência média de, no máximo, 60% dos alunos em sala de aula.

Escolas estão equipadas com EPIs, totens de higienização das mãos com álcool gel e eletroeletrônicos

O secretário municipal de Educação, Elder Maia, confirma que há tratativas para disponibilizar conteúdo pedagógico com aulas assíncronas.

“Como adotaremos o formato híbrido de aulas, estamos estudando a possibilidade de disponibilizar material através de um aplicativo e através de aulas, a serem veiculadas pelo canal 8.1, da Universidade Federal de Alagoas, o qual pode ser sintonizado em sinal aberto”. Elder Maia.

O distanciamento social também deverá ser respeitado no transporte, a ser feito por uma frota de ônibus recentemente renovada. O deslocamento dos alunos deverá contar com monitores, treinados para atender aos protocolos sanitários, e motoristas, treinados para conduzir os alunos com conforto e segurança.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também definiu um checklist a ser cumprido pelas escolas municipais, que inclui retirada de materiais inservíveis, entrega de EPIs, totens de higienização das mãos com álcool gel e eletroeletrônicos.

Somado a esses esforços, a Vigilância Sanitária de Maceió irá participar do processo de preparação e distribuição da merenda aos estudantes, observando os cuidados sanitários.