20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Esposa de prefeito cassado, vice assume prefeitura de Rio Largo

Gilberto Gonçalves foi cassado por nomear filhos em secretarias e usar de forma indevida veículos da prefeitura; Cristina Gonçalves assumiu então a cadeira

A vice-prefeita de Rio Largo, Cristina Gonçalves, tomou posse como prefeita do município nesta quinta (18). Curiosamente, ela assumiu no lugar de seu esposo, o ex-prefeito Gilberto Gonçalves, que teve mandato cassado pela Câmara de Vereadores um dia antes (17).

Ela e o marido foram eleitos com 12.633 votos, nas eleições de 2016, mas Gilberto foi cassado por infringir a Lei Orgânica do Município. Ele nomeou os filhos para ocupar secretarias do governo.

A filha de Gilberto Gonçalves, Gabriela Cristina Gonçalves da Silva, foi nomeada para ocupar a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do município. Mas ela possui apenas 18 anos, o que contraria a Lei Orgânica municipal – a lei exige pelo menos 21 anos.

Além do nepotismo, que Bolsonaro pretende institucionalizar, o prefeito é acusado de utilizar veículos da prefeitura para transporte particular. Gonçalves ainda pode recorrer da decisão, mas foi afastado de forma imediata do cargo. Enquanto isso, sua esposa comandará o município.